Na madrugada desta terça-feira (31), uma briga entre membros de facções criminosas terminou com intenso tiroteio na rua Bento Berilo, próximo do ponto de ônibus do antigo Colégio General Osório, no centro de Ilhéus. A briga teve início na avenida Sares Lopes e foi parar perto de uma rede de farmácias 24hs. De acordo com as informações apuradas junto à Polícia Militar, Bruno Rocha Santos (Saruê), 15 anos, morador do Condomínio Sol e Mar, foi alvejado no ombro por disparo de arma de fogo e Leonardo Neves (foto), morador do bairro Teotônio Vilela, também foi atingido. No momentos dos disparos, as vitimas se encontravam no ponto de ônibus do antigo Colégio General Osório, quando foram baleadas por autores desconhecidos. Ambulâncias do Samu 192 estiveram no local e, em seguida, encaminharam os feridos para o emergência do Hospital Regional Costa do Cacau onde passaram por cirurgias. Não há informação sobre o estado de saúde das vítimas. (Fábio Roberto)
1ª mão - Mega da Virada: 03-35-38-40-57-58 (R$ 304 milhões)
MEGA-SENA DA VIRADA: CONCURSO 2.220
LOCAL: SÃO PAULO/SP
DIA: TERÇA-31/12/2.019
03-35-38-40-57-58
LOTERIA FEDERAL: EXTRAÇÃO 5.454
LOCAL: SÃO PAULO/SP
DIA: TERÇA-31/12/2.019
1º) 18.881 - 500.000,00
2º) 99. 846 - 27.000,00
3º) 13. 836 - 24.000,00
4º) 11. 752 - 19.000,00
5º) 22. 349 - 18.329,00
Réveillon 2020 de João Pessoa tem shows de Mano Walter, Kevin Ndjana, Nagibe e DJs
DJs Dany Andrade e Mermaid abrem e encerram noite de réveillon
Mano Walter, Nagibe, Kevin Ndjana e Djs se apresentam
no réveillon de João Pessoa - Foto: Ricardo Nasi/G1
A festa do réveillon 2020 de João Pessoa começa a partir das 20h desta terça-feira (31), no Busto de Tamandaré. A atração principal da noite da virada é o cantor sertanejo Mano Walter.
A primeira apresentação é a DJ Dany Andrade, a partir das 20h. Em seguida, se apresenta Mano Walter, cantor dos sucessos "Juramento do Dedinho", "Não Deixo Não" e "Monta Logo Vai", que fará a contagem regressiva.
A queima de fogos na orla de Tambaú terá dez minutos de duração. A partir da meia-noite, o cantor pop Kevin Ndjana se apresenta.
Em seguida, sobe ao palco a banda de forró Nagibe. A festa se encerra com a DJ Jully Mermaid, primeira DJ drag queen a participar do réveillon da capital paraibana.
Mais festas gratuitas
Além de João Pessoa, outras cidades da Paraíba também celebram o réveillon com festa. Campina Grande, Conde e Cabedelo têm shows gratuitos.
Em Campina Grande a programação do réveillon 2020 conta com queima de fogos e shows às margens do Açude Velho. O evento começa às 20h de terça-feira (31), próximo ao Monumento Farra de Bodega (monumento de Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga), na Avenida Severino Cruz, e conta com shows de Cana Baiana e Gitana Pimentel.
Já no Conde, Litoral Sul da Paraíba, a festa acontece na Praça do Mar, em Jacumã, a partir das 21h e deve durar até as primeiras horas do dia 1º de janeiro de 2020. As atrações são o grupo Samba Pura Raiz, que fará a contagem regressiva, e os DJs Luana Flores e Patrick.
A festa em Cabedelo acontece nas praias de Intermares e Formosa. Em Intermares se apresentam o cantor Capilé e as cantoras Fabiana Souto e Luciene Melo. As duas cantoras também fazem shows na praia Formosa com a banda Stylo Ousado.
G1 PB
Evangelho do Dia: (Lc 2,16-21) - quarta-feira, 1º de janeiro de 2020
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, os pastores foram às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura. Tendo-o visto, contaram o que lhes fora dito sobre o menino. E todos os que ouviram os pastores ficaram maravilhados com aquilo que contavam. Quanto a Maria, guardava todos esses fatos e meditava sobre eles em seu coração. Os pastores voltaram, glorificando e louvando a Deus por tudo que tinham visto e ouvido, conforme lhes tinha sido dito. Quando se completaram os oito dias para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Por não aceitar fim de relacionamento, homem sequestra e mantém ex-sogro como refém
Um homem foi preso na madrugada deste domingo (29), em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, suspeito de sequestro, cárcere privado e ameaça. De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), Ricardo Mateus Diniz Amaral, de 33 anos, não aceitou o fim do relacionamento com a ex-companheira, de 26, e, após ameaçá-la, sequestrou o sogro, de 57.
Conforme o Boletim de Ocorrência, a jovem teria colocado fim ao relacionamento no último dia 27, sexta-feira. Após sofrer ameaças, ela teria informado a Ricardo que mandaria o pai buscar suas coisas na casa onde eles moravam. Quando o senhor de 57 anos chegou ao local, foi amarrado e colocado na porta-malas de um veículo. Após isso, Ricardo passou a fazer fotos da vítima e enviar para os familiares, exigindo um encontro com a ex-mulher. Ricardo não parou por aí. Dirigiu até a região da Várzea das Flores, onde pretendia jogar o ex-sogro na represa. Ele chegou a dizer aos familiares do idoso que um cão poderia atacá-lo. O suspeito enviou mensagens com fotos da tortura à ex-cunhada.
Os familiares da vítima marcaram um encontro de Ricardo com a ex, mas também acionaram a Polícia Militar. Quando o suspeito chegou em casa, os militares anunciaram a prisão. O carro utilizado para o sequestro foi apreendido. A vítima foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região.
Cantor sertanejo morre após sofrer infarto durante show
O cantor sertanejo Juliano Cezar morreu na madrugada desta terça-feira (31) depois de sofrer um infarto fulminante enquanto fazia um show em Uniflor, no norte do Paraná. A informação foi confirmada pelo produtor do artista.
De acordo com o produtor Mauro Vasconcelos, Juliano Cezar chegou a socorrido em um posto médico perto do local do evento. Porém, o cantor não resistiu.
Ele recebeu massagem cardíaca e injeções de adrenalina por mais de uma hora e meia, mas, ainda conforme o produtor, não foi possível reanimar o artista.
Mauro Vasconcelos contou que estavam em uma sequência de três shows, com casa cheia, no Paraná. Ele conhecia Juliano Cezar há 25 anos e era produtor do amigo há sete.
Juliano Cezar tinha 58 anos, era casado e não tinha filhos. O corpo será velado e sepultado em Passos (MG) – cidade natal do cantor.
Inmet alerta para chuvas com perigo potencial para 44 cidades da Paraíba
O alerta do Inmet vale até as 9h de terça-feira (31), véspera de Ano Novo, podendo ser renovado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta segunda-feira (30), um alerta de perigo potencial para chuvas intensas para 44 cidades do Sertão da Paraíba. De acordo com o instituto, as chuvas podem causar danos estruturais às cidades atingidas.
O alerta do Inmet vale até as 9h de terça-feira (31), véspera de Ano Novo, podendo ser renovado.
As chuvas podem variar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos, de 40 a 60 km/h. Os riscos de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos são baixos, mas o Inmet orienta que a população evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada, e em casos de rajadas de vento, não se abriguem debaixo de árvores.
Para mais informações, o Inmet recomenda que a população entre em contato com os telefones da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193).
Confira as cidades em alerta
AguiarAparecidaBernardino BatistaBoa VenturaBom JesusBonito de Santa FéCachoeira dos ÍndiosCajazeirasCarrapateiraConceiçãoCoremasCurral VelhoDiamanteIbiaraIgaracyItaporangaJoca ClaudinoLastroManaíraMarizópolisMonte HorebeNazarezinhoNova OlindaPedra BrancaPiancóPoço DantasPoço de José de MouraPrincesa IsabelSanta CruzSanta HelenaSanta InêsSantana de MangueiraSantana dos GarrotesSerra GrandeSousaSão José de Lagoa TapadaSão José de CaianaSão José de SantanaSão José de PrincesaSão João do Rio do PeixeTavaresTriunfoUiraúnaVieirópolis
Após ser espancada, mulher espera namorado dormir e o mata estrangulado com cinto
Uma manicure de 37 anos foi presa na cidade de São Luís de Montes Belos, no interior de Goiás, após matar o namorado estrangulado com um cinto na última sexta-feira (27).
Segundo a polícia, Graciela Alves da costa estava na casa do namorado e teria discutido com ele. Ela disse que decidiu matá-lo ao ser agredida durante essa briga, logo antes de dormir.
O corpo de Antonio Márcio Rodrigues, de 39 anos, foi encontrado em cima da cama e com uma sacola no rosto pouco após o crime. Graciela fugiu do local e foi encontrada pela polícia andando pelas ruas da cidade. Ela confessou o crime e disse que jogou fora o cinto utilizado para o estrangulamento.
Foragido da Justiça dá nome falso a policiais é preso por roubo em Alagoa Grande
Um foragido da Justiça foi preso por policiais da 2ª Companhia do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) nesta segunda-feira (30), na cidade de Alagoa Grande. Ele é suspeito de praticar um roubo a um posto de combustíveis durante a madrugada e, depois de preso, ainda forneceu um nome falso para os policiais, que no início encontraram dificuldades mas depois acabaram identificando-o e descobrindo que ele era albergue de um presídio de João Pessoa, onde teria deixado de comparecer.
Os policiais chegaram até ele através das imagens registradas pelas câmeras do posto de combustíveis, que auxiliaram na identificação. Ao chegarem na residência do suspeito, ele ainda tentou fugir, mas foi perseguido e preso. A bicicleta utilizada por ele para praticar o roubo e que também foi identificada através das câmeras foi encontrada na residência e apreendida pelos militares. Na delegacia, para onde foi levado, ele foi reconhecido pelas vítimas.
Jovem embrigado e sem cnh é preso pela Policia Militar no centro de Laranjeiras do Sul
A EQUIPE EM PATRULHAMENTO NA ÁREA CENTRAL DO MUNICÍPIO EFETUOU UMA ABORDAGEM A UM VEICULO F-1000 EM ATITUDE SUSPEITA, SENDO ASSIM IDENTIFICADO O CONDUTOR, O MESMO ACOMPANHOU A BUSCA NO INTERIOR DO VEICULO ONDE NADA DE ILÍCITO FOI ENCONTRADO, FOI CONSULTADO VIA SESP INTRANET A SITUAÇÃO DO VEICULO ONDE CONSTATOU QUE NÃO APRESENTAVAS DÉBITOS E A SITUAÇÃO ESTAVA NORMAL.
FEITO O TESTE ETILÔMETRO ONDE O RESULTADO AFERIDO DE ALCOOLEMIA NO SOPRO FOI DE 0,37 MG/L E O VALOR CONSIDERADO DE 0,33 MG/L. FOI FEITO CONTATO COM A GENITORA DO CONDUTOR, PROPRIETÁRIA DO VEICULO F-1000, A MESMA ACOMPANHOU TODO O PROCEDIMENTO E O VEICULO FOI LIBERADO PARA UM CONDUTOR HABILITADO APRESENTADO PELA MESMA, DEVIDAMENTE HABILITADA NA CATEGORIA B, A QUAL FICOU RESPONSÁVEL PELO VEICULO.
FOI ENCAMINHADO O CONDUTOR PARA A 2 SDP PARA PROCEDIMENTOS CABÍVEIS ACOMPANHADO PELA SUA MÃE. SENDO FEITO TAMBÉM AS NOTIFICAÇÕES PERTINENTES PELO CTB.
Avô atropela e mata neto de 3 anos ao tentar estacionar trator
Uma criança de três anos morreu atropelada pelo próprio avô. O garoto Murilo Petranski Chilhen foi atingido por um trator e não resistiu aos ferimentos, segundo informou o Corpo de Bombeiros. O acidente aconteceu na localidade de Cadeado Santana, em Irati. Policiais da 8ª Companhia de Irati prestaram atendimento no local.
Conforme relato dos socorristas do Corpo de Bombeiros de Prudentópolis, o avô estava manobrando o trator e pediu que o neto apanhasse um par de chinelos. A criança obedeceu, mas voltou logo em seguida e entrou na frente da máquina. O idoso disse que não viu o neto retornar e apenas escutou um barulho.
Quando desceu para ver o tinha acontecido, constatou o acidente. Os avós estavam bastante chocados no local da ocorrência. O corpo de Murilo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e será velado na residência de seus avós Carlos e Lucimara. O sepultamento será no Cemitério de Cadeado Santana com horário a ser designado.
Fonte: www.radionajua.com.br
AGRICULTURA AMPLIA PRAZO PARA EXAMES DE DOENÇA EQUINA
Os proprietários de equinos que transitam pelo Estado do Paraná não precisam mais validar os exames de Anemia Infecciosa Equina (AIE) a cada 60 dias. A partir de 1.º de janeiro de 2020, a validade passa a ser de 180 dias, a contar da data da coleta da amostra de sangue.
Para o trânsito entre os demais estados, a validade permanece de 60 dias. Na emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) de equídeos também passa a ser exigida a apresentação do exame negativo de AIE para todos os animais, inclusive para os de trabalho. A única exceção possível é no caso de abate.
A ampliação do prazo para animais em trânsito interno, por meio da Portaria n.º 322/19, da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), foi possível em razão de o inquérito soroepidemiológico feito em março e abril de 2018 ter apontado baixa prevalência da doença. O estudo teve auxílio da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade de São Paulo (USP).
A legislação, em especial a Instrução Normativa n.º 45/04, do Ministério da Agricultura, estabelece que “as medidas de prevenção e controle da AIE serão adotadas nas Unidades Federativas de acordo com as suas condições epidemiológicas peculiares”. Portanto, o Paraná tem autonomia para estabelecer os novos prazos.
INQUÉRITO - Após delineado o estudo, foram selecionadas aleatoriamente 890 propriedades distribuídas no Paraná, com colheita e processamento de 2.683 amostras por parte de servidores da Adapar. Foi detectada a ocorrência da AIE em 14 das propriedades (1,57%) e em 14 animais (0,52%), o que é considerado prevalência reduzida.
Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Vigilância e Prevenção de Doença de Equídeos, Pauline Sperka de Souza, com o conhecimento destes dados, o serviço oficial de defesa agropecuária atuou com maior eficiência nos municípios mais afetados e realizou as alterações na legislação.
A anemia infecciosa equina é um grande obstáculo para o desenvolvimento da equideocultura brasileira, visto que não possui tratamento e ocasiona perdas econômicas aos proprietários.
A AIE compõe a lista de doenças de notificação obrigatória, e cabe ao médico veterinário comunicar aos órgãos de defesa animal qualquer positividade para a enfermidade.
Ex-Presidente da Câmara Municipal de Reserva do Iguaçu é multado pelo Tribunal de Contas do Paraná
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aplicou multa a Juarez Aramis Senoski Pinto, presidente da Câmara Municipal de Reserva do Iguaçu (Sudoeste) em 2017. O motivo foram os atrasos no envio de dados obrigatórios ao Sistema de Informações Municipais - Acompanhamento Mensal (SIM-AM) em 13 ocasiões, da abertura do exercício ao mês de dezembro, que variaram de 20 a 311 dias.
As contas daquele ano foram julgadas regulares com cinco ressalvas: atraso na entrega dos dados; extrapolação do teto de gastos para despesas do Poder Legislativo; déficit financeiro na fonte 001 (recursos livres); divergências de saldos em quaisquer classes ou grupos do Balanço Patrimonial emitido pela contabilidade da entidade e os dados enviados ao SIM-AM; e o fato de o Relatório de Controle Interno encaminhado na Prestação de Contas Anual (PCA) não apresentar o mínimo de conteúdos prescritos pelo Tribunal.
O relator do processo, conselheiro Ivan Bonilha, votou pela regularidade com ressalva das contas. Ele propôs a aplicação, ao então presidente, da multa prevista no artigo 87, inciso III, da Lei Orgânica do TCE-PR (Lei Complementar Estadual nº 113/2005). A sanção corresponde a 30 vezes o valor da Unidade Padrão Fiscal do Paraná (UPF-PR), que sofre atualização mensal. Em dezembro, a UPF-PR vale R$ 104,37 e a multa soma R$ 3.131,10.
Os demais membros da Segunda Câmara do TCE-PR acompanharam, por unanimidade, o voto do relator, na sessão do dia 19 de novembro. A decisão está contida no Acórdão nº 3558/19 - Segunda Câmara, publicado no dia 25 de novembro, na edição nº 2.192 do Diário Eletrônico do TCE-PR (DETC). Cabe recurso.
Informações - Assessoria de Comunicação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Fogos e shows garantirão grande festa na virada em Macaé
A Praia dos Cavaleiros será palco dos shows da virada
Foto: Rui Porto Filho
A Praia dos Cavaleiros recebe os últimos preparativos para os shows da virada. Quem for até o local dar as boas vindas para o ano de 2020, assistirá shows de artistas locais como o DJ Tássio Duarte, cantores Glauco Zulo, Andréa Martins e Bira Bello. O palco está sendo montado na areia, próximo à Rua Joaquim da Silva Murteira. Os shows terão início às 19h e vão até as 2h.
A Prefeitura de Macaé, numa ação multisetorial, estará atuando durante o evento com aproximadamente 400 profissionais. O local contará com quatro postos de saúde, com um total de 12 leitos e três ambulâncias avançadas, com 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros e motoristas. Os postos estão sendo montados nas ruas Ministro Salgado Filho e Franklin Delano Roosevelt.
No local está sendo instalado pela primeira vez um posto de acolhimento de crianças que tenham se perdido dos responsáveis. Serão distribuídas pulseiras de identificação, onde constarão os dados do menor e dos responsáveis. A unidade ficará anexa ao posto de saúde na Rua Franklin Delano Roosevelt.
Também estão sendo montados três pontos de observação para atuação da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Nesta terça-feira (31), o efetivo de 139 PMs e 29 viaturas estarão realizando as rondas na orla. Os agentes da Secretaria Adjunta de Defesa Civil acompanham a montagem dos postos de saúde, barracas dos ambulantes e do palco oficial.
Os ambulantes ficarão concentrados na Rua Winston Churchill. Para coibir o comércio de ambulantes não cadastrados, fiscais da Coordenadoria de Posturas irão trabalhar durante o evento.
Estão sendo instalados 90 banheiros químicos, que estarão distribuídos ao longo das orlas dos Cavaleiros e Pecado. Irão atuar na limpeza 30 agentes de serviços públicos.
Fogos
Uma das atrações mais esperadas na hora da contagem regressiva, o show pirotécnico iluminará os céu por 12 minutos dando as boas-vindas a 2020. Este ano, serão oito toneladas de fogos, quase o dobro do ano passado, quando foram 4,2 toneladas. Os fogos estarão em três balsas grandes, que ficarão ancoradas a 400 metros da orla, entre os postos 1 e 2.
Transporte e trânsito
Ao todo, serão 80 agentes de trânsito, 15 viaturas, oito motocicletas e um reboque que estarão trabalhando nos Cavaleiros e adjacências para organizar o tráfego de veículos. Além disso, para o transporte público, serão direcionados 100 ônibus para o local da festividade, a partir das 19h. Também haverá reforço nos ônibus para a Região Serrana, com saída de 30 a 30 minutos, a partir da meia-noite, do PF1 (Rua Jandira Perlingeiro).
A partir das 6h desta terça-feira (31) até às 6h do dia 1º de janeiro, haverá bloqueio na Avenida Atlântica, a partir da Rua Jorge Reid. O acesso às residências que se localizam entre as ruas Jorge Reid e Val Paraíso se dará pela Avenida Nossa Senhora da Glória. Será proibido estacionar no trecho interditado. Haverá permissão de acesso para fornecedores de restaurantes e pessoas que tenham autorização da Coordenadoria de Posturas para a instalação de tendas na praia dos Cavaleiros. O horário limite de acesso será até às 18h.
A Avenida Nossa Senhora da Glória estará liberada ao trânsito de veículos, mas não será montada faixa reversível. A recomendação da Secretaria de Mobilidade Urbana é que o público opte por coletivos, táxis ou transporte por aplicativo.
Ônibus de turismo
O estacionamento de ônibus de turismo na orla das praias está proibido. Desde o dia 26 de dezembro vigora novo procedimento estabelecendo a obrigatoriedade de autorização, com solicitação feita no mínimo três dias úteis de antecedência. Todos os grupos deverão ser acompanhados por Guia de Turismo Regional – RJ, cadastrado no CADASTUR, conforme a Lei nº 4315 de maio de 2004.
As agências deverão encaminhar formulário com todos os dados da empresa, do guia, do veículo e do condutor para o e-mail cadastroevistoria@macae.rj.gov.br, com cópias dos documentos do CADASTUR do Guia de Turismo, da empresa de ônibus e da Agência de Viagens, identidade e CPF da pessoa responsável pelo grupo.
Na sede do município, os veículos de turismo deverão ficar alocados no estacionamento público localizado no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, na Rodovia Amaral Peixoto, 170, São José Barreto. Já na região serrana, o estacionamento deve ser feito apenas nos locais sinalizados.
Durante a permanência no município, o ônibus deve portar a lista de passageiros com nome e número de identidade e a autorização emitida pela Secretaria de Mobilidade Urbana.
As agências podem entrar em contato com a Secretaria de Mobilidade Urbana através do cadastroevistoria@macae.rj.gov.br e pelo telefone (22) 2762-7333, ou com a Secretaria Adjunta de Turismo, sedecturmacae@gmail.com ou telefone (22) 2791-9008 ramal 319.
Central de atendimento ao contribuinte no Centro de Cultura de Petrópolis abre as portas nesta quinta, 2
Espaço estará aberto excepcionalmente neste sábado das 9h às 14h
Contribuintes que precisarem retirar a segunda via do boleto para pagamento do IPTU 2020 em cota única – que tem primeiro vencimento no dia 6 de janeiro - terão atendimento diferenciado em uma estrutura especialmente montada em um espaço no Centro de Cultura Raul de Leoni. A Central de Atendimento ao Contribuinte, abre as portas nesta quinta-feira (02.01), com funcionamento de 9h às 17h. Para facilitar a vida dos contribuintes, que quiserem aproveitar o desconto de 9% no pagamento em cota única feito até o dia 6 de janeiro, a Secretaria de Fazenda manterá excepcionalmente neste fim de semana, equipes para atendimento no local no sábado (04.01), com funcionamento de 9h às 14h.
As equipes da Secretaria de Fazenda já estão treinadas e prontas para receber os contribuintes que buscam este atendimento presencial, e fazer a emissão dos boletos para pagamento em cota única. A estrutura de atendimento fica em uma área central da cidade, para facilitar a vida dos contribuintes e garantir a acessibilidade para todos.
Optando pela cota única o contribuinte economiza recebendo o desconto e ainda contribui para que a prefeitura possa garantir a qualidade dos serviços, como a merenda balanceada para os alunos das nossas escolas, estoques de medicamentos nos posto e unidades de saúde, limpeza pública, manutenção de ruas, entre outros serviços importantes no dia a dia das pessoas.
No Centro de Cultura contribuintes encontram uma estrutura com seis baias de atendimento, espaço para 30 pessoas aguardarem sentadas, recepção com orientação, distribuição de senhas, computadores e impressoras. Toda a estrutura para garantir o atendimento rápido e eficiente ao contribuinte. Além de retirar o boleto para pagamento em cota única, o contribuinte também poderá fazer a atualização de endereço.
Além do desconto de 9% para pagamentos no primeiro vencimento da cota única - dia 6, o município oferece ainda opções de 7% de desconto para quem quitar a cota única até 6 de fevereiro, ou ainda 5% de desconto para aqueles que optarem pelo último vencimento - 6 de março.
A Secretaria de Fazenda também oferece a possibilidade de retirada do boleto via internet. A emissão do boleto deve ser feita no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).
Rio das Ostras, o destino preferido dos friburguenses no final do ano
Praia de Costa Azul, Rio das Ostras / RJ
Foto Angel Morote
Cidade prepara comemoração com luzes, cores e efeitos especiais, sem barulho
Quem tem caminhado pelas ruas do centro de Nova Friburgo deve ter percebido que o movimento na cidade está diferente. É que nessa época do ano, muitos friburguenses aproveitam o réveillon e o período de férias para viajar. Por esse motivo, é possível caminhar pelas calçadas da Avenida Alberto Braune, principal via de comércio, sem esbarrar ou precisar desviar dos demais transeuntes. E o trânsito flui, com a significativa diminuição de carros.
Restaurantes, padarias e lojas, em geral, entram em recesso, com proprietários e funcionários tirando férias coletivas.
Mas, para onde vão os friburguenses? Os destinos preferidos são as cidades da Região dos Lagos - Rio das Ostras, Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo. Mas, o mais procurado ainda é Rio das Ostras, município conhecido como “a praia dos friburguenses”. O caso de amor do povo daqui pela cidade praiana se perpetua por várias gerações.
Réveillon de Rio das Ostras
A Prefeitura organizou uma comemoração com um espetáculo de luzes, cores, efeitos visuais em 3D e pouco barulho. Aderindo ao movimento mundial em respeito aos animais, crianças e idosos, os fogos de tiros foram substituídos pelos multicoloridos e com efeitos especiais, reduzindo o volume do barulho.
As atrações serão divididas entre as praias do Centro e Costazul. Na praia do Centro serão utilizadas 2 balsas e 2 flutuadores com 15 minutos de queima de fogos. Na praia Costazul, a festa contará com 15 minutos de duração de queima de fogos no mirante da Praça da Baleia e cascata no emissário submarino.
Destino preferido dos friburguenses
Com 230 km² de área total, a cidade oferece atraentes caminhos para quem curte a natureza, com uma boa infraestrutura para todo tipo de turista: 60 hotéis e pousadas oferecem mais de 2.500 leitos, além de uma infinidade de bares, restaurantes e quiosques com o melhor da gastronomia regional, onde festivais como os de frutos do mar, pizza e petiscos, se destacam.
Em 15 praias que se estendem por 28km, o visitante encontra águas calmas, ideais para banhos e para brincadeiras das crianças. Mas, quem prefere emoções radicais também conta com praias perfeitas para esportes como o surfe e o bodyboard. É neste paraíso que friburguenses repõem as forças e voltam para casa energizados.
POR JORNAL A VOZ DA SERRA
Falta pouco para Rio das Ostras receber o Sesc Verão 2020 com uma farta programação nas praias de Costazul e do Bosque
O projeto promove intensa programação gratuita
com diversas atividades voltadas para toda a família
A estação mais alegre e ensolarada do ano pede uma programação à altura. Entre os dias 04 de janeiro e 09 de fevereiro de 2020, o Sesc RJ promove mais uma edição do Sesc Verão na cidade de Rio das Ostras, com unidades temporárias nas Praias de Costazul, ao lado do Emissário Submarino, e do Bosque.
Capitaneado pela Gerência de Lazer do Sesc RJ, o objetivo do Sesc Verão é levar ainda mais lazer, bem-estar e qualidade de vida à população através dos serviços oferecidos pela instituição durante todo o ano. O projeto promove intensa programação gratuita com diversas atividades voltadas para toda a família, incluindo ações de assistência social, modalidades esportivas e shows musicais.
E para levar a proposta do Sesc Verão para todos os cantos do estado, de 04 de janeiro a 16 de fevereiro, diversas atividades gratuitas também serão oferecidas em unidades físicas do Sesc RJ. Recreação, contação de histórias, instalações, oficinas, atividades educativas, clínicas esportivas, shows musicais, entre muitas outras atrações convidam os visitantes a desfrutarem o Sesc Verão. No total, 19 unidades físicas participam do projeto este ano. São elas: Sesc Alpina (Teresópolis); Sesc Barra Mansa; Sesc Campos; Sesc Copacabana; Sesc Duque de Caxias; Sesc Engenho de Dentro; Sesc Madureira; Sesc Niterói; Sesc Nogueira; Sesc Nova Friburgo; Sesc Nova Iguaçu; Sesc Quitandinha (Petrópolis); Sesc Ramos; Sesc Santa Luzia; Sesc São Gonçalo; Sesc São João de Meriti; Sesc Teresópolis; Sesc Tijuca e Sesc Três Rios.
O projeto Sesc Verão em Rio das Ostras é realizado pelo Sesc RJ, em parceria com a Prefeitura de Rio das Ostras. A programação completa pode ser consultada em www.sescverao.com.br
Programação Rio das Ostras
A programação em Rio das Ostras inicia em 04/01 (sábado), a partir das 15h30, quando o público poderá desfrutar de diversas atividades recreativas: vivência esportiva com a equipe de Voleibol Masculino do Sesc RJ, assistir à exibição do documentário Mesa Brasil e ao show da Banda Onze 20.
Entre os dias 10/01 e 09/02, o Sesc Verão Rio das Ostras, na Praia de Costazul, contará com as exposições permanentes – “Circuito das Violências”, “Direito dos Idosos” e “Na Onda Contra o Plástico” (sempre 9h às 18h); e a mostra de artes visuais “Colírios da Cidade” (sempre 09h às 20h).
De sexta-feira a domingo, o público desfrutará de um roteiro intenso de atividades destinadas a toda a família. Às sextas, sempre a partir das 14h, haverá apresentações de campanhas com viés social; oficinas de vôlei de praia, altinha, futevôlei, skate, beach tênis, frescobol e beachsoccer; atividades com brinquedos infláveis e radicais; arena infantil; Espaço Saúde com orientações sobre cuidados com o sol (proteção solar); jogos sobre alimentação saudável e saúde bucal; e vivência na Tenda Cultural com a apresentação de danças urbanas e batalha de passinho. Além de aulões de ritmos e oficinas de lutas. O encerramento será sempre com um show musical, às 18h30: cantor Minero (10/01), banda Punk Circus (17/01), banda KM 50 (24/01), Kynnie Williams (31/01) e cantor Hicko Brasa (07/02).
Nos finais de semana, a programação inicia mais cedo, às 8h, com aulão de ioga; biketour; quadra livre com empréstimo de material; atividades recreativas com brinquedos infláveis e radicais; arena infantil; Espaço Saúde com orientações sobre cuidados com o sol (proteção solar), jogos sobre alimentação saudável e saúde bucal, e Massoterapia - Quick Massagem e Massagem Relaxante; aulões de ritmos; Ponto de Leitura; vivência de Dança Urbana e Batalha de Passinho; contação de história; oficinas esportivas; entre tantas outras atrações. Entre os destaques, Clínica de Beach Soccer com o atleta Neném (11/01, das 14h às 18h).
Aos sábados, haverá shows de encerramento nas duas unidades temporárias instaladas em Rio das Ostras. Na Praia do Bosque, sempre a partir das 18h, o palco contará com as seguintes atrações – Caru de Souza e The Blues Stolens (11/01), Beta - vencedora do “Canta Rio das Ostras” (18/01), Banda Diligência (25/01), Luau do Idoso com Banda The Flash Back (01/02) e Segundo Set Instrumental convida Cláudia Falcão e Renato Lucato (08/02). Na de Costazul, os shows acontecem a partir das 18h30, no palco Sol Sesc, e às 21h, no Palco Principal, com a Banda Black 12 e Paulo Ricardo (11/01), Ricardo Badaró e Humberto Gessinger (18/01), Zigbrothers e Fernanda Abreu (25/01), Gabriel Silva e Blitz (01/02), e Escolas de Samba (08/02).
Já aos domingos, os shows iniciam um pouco mais cedo, às 19h30, no Palco Principal. No roteiro, Fundo de Quintal (12/01), Leoni (19/01), Jota Quest (26/01), Titãs (02/02) e Escolas de Samba (09/02). Em paralelo, sempre aos sábados e domingos, das 9h às 12h, a Praia do Bosque recebe o Circuito PNE.
SERVIÇO
PROJETO SESC VERÃO 2020 – RIO DAS OSTRAS
Programação de verão do Sesc RJ
Praia de Costazul – Ao lado do Emissário Submarino
Praia do Bosque
De 04 de janeiro a 09 de fevereiro de 2020
Ministro do STF deve suspender lei que cria juiz de garantias
© Carlos Moura/SCO/STF/Divulgação Luiz Fux: No Supremo,
há expectativa de que o ministro suspenderá a medida a partir
do dia 20 de janeiro, data em que assume o plantão do
recesso do tribunal
O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), já manifestou a interlocutores ser contrário à lei que institui o juiz de garantias.
No Supremo, há expectativa de que o ministro suspenderá a medida a partir do dia 20 de janeiro, data em que assume o plantão do recesso do tribunal e, portanto, ficará responsável por tomar decisões urgentes. A nova lei tem previsão para entrar em vigor no dia 23.
Pela norma, um magistrado deverá conduzir as investigações e outro receber o processo ao final da instrução, apenas para julgar.
Até o dia 20, quem ficará no comando da Corte é o presidente, Dias Toffoli. Ele não deve derrubar a nova lei, porque já declarou a pessoas próximas ao presidente Jair Bolsonaro que é favorável à medida.
Já chegaram ao STF duas ações para suspender a validade da lei — uma de autoria do Podemos e do Cidadania, e outra da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).
Se Toffoli rejeitar o pedido de liminar, os autores das ações poderão apresentar recurso que seria, então, julgado por Fux. A assessoria de Toffoli informou ontem que as ações sobre o juiz de garantias não serão objeto de decisão do presidente nesta semana.
De acordo com interlocutores de Fux, o ministro considera a instituição de um juiz de garantias uma medida desnecessária, já que os magistrados sempre conduziram todas as fases processuais. Além disso, não haveria estrutura suficiente no Judiciário para colocar a norma em vigor.
A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional dentro do projeto anticrime, sancionado por Bolsonaro no dia 24. O ministro da Justiça, Sergio Moro, queria que o presidente vetasse o trecho do juiz de garantias, mas Bolsonaro não fez isso e justificou que não poderia contrariar os parlamentares em tudo.
Nos bastidores, aliados do presidente dizem que, para não se desgastar com o Congresso, ele preferiu deixar o assunto nas mãos do STF. A lei ainda não tinha sido sancionada quando Toffoli deu o aval à medida.
Na Corte, ao menos outros quatro ministros ouvidos reservadamente pelo GLOBO concordam que é constitucional criar o juiz de garantias. Fux, vice-presidente, pensa ao contrário.
Além de assumir o plantão do Supremo no dia 20, Fux também é o relator das ações que questionam a nova lei. Portanto, a partir de fevereiro, quando o tribunal retomar suas atividades, o ministro assumirá de forma definitiva a condução da causa. Caberá a ele elaborar um voto e liberar as ações para o julgamento no plenário do STF.
Segundo as ações, a lei não previu regra de transição, embora tenha dado prazo de 30 dias para a criação do juiz de garantias. “Não haverá magistrado em número suficiente para atender a demanda”, alerta a ação das associações de magistrados. As entidades afirmam também que “o Poder Judiciário brasileiro não possui estrutura suficiente para a sua implementação e funcionamento regular”.
Pela lei, o juiz de garantias passará a acompanhar e autorizar etapas dentro do processo, mas não dará a sentença. Caberá a esse juiz atuar na fase da investigação e decidir, por exemplo, autorizar a quebra dos dados sigilosos dos investigados. Hoje, o juiz que participa da fase de inquérito é o mesmo que determina a sentença.
Ontem, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu que o STF rejeite a ação da AMB. “O chamado ‘juiz de garantias’ não é um novo órgão do Poder Judiciário. Não houve qualquer alteração procedimental na fase de investigação ou no inquérito policial. Sua efetivação não exige a criação de novos cargos, apenas a regulamentação das distintas atribuições jurisdicionais entre os magistrados com competência criminal”, afirma a OAB.
Agência O Globo
Autor do homicídio contra o Bombeiro Civil em Guaraniaçu é preso
Tão logo o cometimento do crime ocorrido em data de 24/12/2019 véspera de Natal, que vitimou o Bombeiro Civil Valdair Aparecido Domingues (Matosso), morto com pelo menos 8 facadas, equipes da Polícia Civil e Militar se fizeram presentes no local dos fatos e de imediato foram iniciadas diligências.
Relatórios técnicos e análises de câmeras de segurança foram elaboradas pelo setor de investigação da cidade de Guaraniaçu, sendo possível chegar a conclusão sobre a autoria do crime.
Neste sentido, após o convencimento sobre o autor do crime que chocou a comunidade, o Delegado de Polícia titular desta comarca representou por sua prisão, a qual foi prontamente deferida pelo Poder Judiciário.
A Polícia Civil com o mandado de prisão em mãos passou a procurar o acusado que se encontrava foragido desde o dia dos fatos.
Foram realizadas inúmeras diligências durante todo o final de semana no intuito de localizá_lo, porém, todas sem êxito.
Ao tomar conhecimento de sua procura, nesta segunda dia 30, logo pela manhã, o autor se apresentou na Delegacia de Polícia de Guaraniaçu acompanhado de seu advogado, onde encontra_se recolhido à prisão.
O Inquérito Policial segue seus trâmites legais pois ainda há testemunhas a serem ouvidas e o autor ainda se pronunciará sobre a motivação do crime.
O nome do autor não será divulgado para não atrapalhar as investigações.
A Polícia Civil divulga nesse ato um vídeo com o momento crucial do crime e imagem da arma branca utilizada para o cometimento do fatídico ato.
Com Polícia Civil
VEÍCULO pega fogo ao bater no MURO do CEMITÉRIO em Laranjeiras do Sul
Motorista abandonou o carro....
Corpo de Bombeiros realizou atendimento a um veículo de passeio Monza placa ACU 6455 de Guarapuava , o veiculo estava em chamas encostado no muro do cemitério Municipal de Laranjeiras do sul , foi realizado o combate do fogo e realizado as inspeções finais, local ficou aos cuidados da Polícia Militar.
Prefeito do Paraná leva servidora a motel com carro da prefeitura e é investigado pelo MP
O Ministério Público do Paraná (MP-PR), por meio da promotoria de São Jerônimo da Serra, abriu um inquérito civil para apurar o uso de veículos do município de Santa Cecília do Pavão, no Norte Pioneiro, para fins particulares.
De acordo com o promotor Danilo Paz Leme, chegou ao conhecimento da promotoria, pelas redes sociais, de que o prefeito da cidade, Edimar Santos (PTB), teria ido na tarde do dia cinco de dezembro a um motel localizado em Londrina, na companhia de uma servidora comissionada e com veículo oficial da prefeitura.
Ainda consta no inquérito que no mesmo dia, a esposa e a filha do prefeito, junto com o marido da servidora, também teriam ido até o motel, seguindo os dois, e utilizando outro carro do município. O promotor destacou que a investigação foi aberta considerando os indícios de irregularidades contra o patrimônio público.
Ele solicitou que a Econorte informe se os veículos passaram pela praça de pedágio de Jataizinho; que o motel de Londrina encaminhe as imagens do circuito interno do dia cinco de dezembro, entre às 16h e 21h; e que um supermercado situado na zona sul de Londrina, onde o prefeito teria ido, mande as filmagens das câmeras do estacionamento.
Com Rádio Paiquerê
Réveillon de Cabo Frio terá esquema especial de limpeza
No dia 31, véspera de Ano Novo, um caminhão pipa inicia
a lavagem das ruas e calçadas do Centro, a ação é realizada
com água de reuso cedida pela Prolagos.
Mais de 700 funcionários farão a coleta de resíduos nas praias e orlas
A Prefeitura preparou um esquema especial de limpeza para o Réveillon. Mais de 700 funcionários da Comsercaf farão a coleta de resíduos nas praias e orlas da cidade. A expectativa é que na virada do ano sejam recolhidas, em média, 400 toneladas de lixo.
No dia 31, véspera de Ano Novo, um caminhão pipa inicia a lavagem das ruas e calçadas do Centro, a ação é realizada com água de reuso cedida pela Prolagos. Os horários noturnos de recolhimento de lixo domiciliar serão antecipados. Devido ao grande fluxo de veículos nas ruas da cidade a coleta irá acontecer das 16h às 22h. No dia 01, a equipe volta a fazer a coleta a partir das 2h.
Na Praia do Forte as equipes iniciarão o trabalho às 4h. Aproximadamente 450 colaboradores farão a limpeza de toda a faixa de areia, orla, Avenida do Contorno e Centro. A operação conta com o apoio de 12 retroescavadeiras, 2 pás carregadeiras, 46 caminhões.
Na noite da virada, o trabalho acontece a partir das 2h30 da manhã, nas praias das Conchas, Peró e Ilha do Japonês. Já em Tamoios, 100 funcionários farão a limpeza da área de eventos, local onde acontecerão os shows e queima de fogos, a partir das 4h30. As equipes contam com o auxílio de máquinas e caminhões.
No Rio, Justiça proíbe quiosques de avançar sobre areia no réveillon
© Fernando Frazão/Agência Brasil Os preparativos
para o réveillon na praia de Copacabana, na zona sul do Rio
RIO – A Justiça Federal no Rio de Janeiro suspendeu o decreto municipal que permitia a ampliação provisória dos quiosques sobre a faixa de areia de praias cariocas durante a festa de réveillon deste ano. O ato administrativo foi assinado pelo prefeito Marcelo Crivella no dia 19 de dezembro e abrange as praias de Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado (todas na zona sul) e Barra da Tijuca (zona oeste).
A proibição do avanço dos quiosques sobre a orla foi determinada em liminar proferida no dia 30, durante o plantão do recesso judicial, pelo vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), desembargador federal Messod Azulay. Se a decisão for descumprida, a prefeitura terá de pagar multa de R$ 5 milhões.
O pedido de liminar foi feito em ação popular ajuizada pelo advogado José Antônio Seixas da Silva, de Magé, município da região metropolitana do Rio. Como a primeira instância negou a liminar, o autor recorreu ao TRF-2. O mérito da ação ainda será julgado pelo juízo de primeiro grau.
O decreto autorizou a utilização da “faixa de areia da praia para a instalação de grades de isolamento e estruturas removíveis de pequeno porte”. Ainda de acordo com a medida administrativa, a delimitação do perímetro e a emissão de autorização para a realização de eventos ficariam a cargo da Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos. Já à Secretaria Municipal de Fazenda caberia a fixação do valor e a cobrança da Taxa de Utilização de Área Pública.
Os quiosques já instalados na orla se beneficiam dessa autorização para ampliar o espaço do estabelecimento (delimitado por grades móveis) e promover festas particulares na areia, cobrando ingressos que neste ano chegam a R$ 950 por pessoa.
O autor da ação popular argumentou que o ato municipal foi expedido sem autorização prévia dos órgãos municipais, estaduais e federais de cultura, patrimônio e meio ambiente. Em sua decisão, Messod Azulay ponderou que, em obediência ao artigo 225 da Constituição Federal, intervenções desse tipo devem ser precedidas de estudos de impacto ambiental, o que não ocorreu.
O magistrado destacou que o risco, no caso, não é somente para o meio ambiente, estendendo-se à “face humana, sociocultural e relativa ao patrimônio imaterial consentâneo ao meio ambiente”. O vice-presidente também considerou que um decreto não possui “força normativa para autorizar a privatização do espaço público, mormente no caso em questão, cuja titularidade sequer se atribui à Prefeitura, mas à União”.
Azulay concluiu lembrando que o Rio de Janeiro e a orla marítima de Copacabana foram declarados Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2012. Para ele, esse fato aumenta “a gravidade da privatização do espaço cultural que se revela na festa de virada do ano na praia de Copacabana”.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura do Rio informou que a Procuradoria Geral do Município vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Fábio Grellet
Cristina Kirchner será julgada por suposto cartel em obras públicas
Kirchner responde a supostas irregularidades na concessão
de licitações públicas desde maio.
Agustin Marcarian/Reuters - 21.05.2019
Vista oral ainda não tem data de início definida. A vice-presidente da Argentina ainda está à espera do início de outros quatro julgamentos
Um juiz anunciou nesta segunda-feira (30) o julgamento contra a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, pelo suposto cartel em obras públicas que operou durante o período em que foi presidente do país.
Esta vista oral, que será comandada pelo juiz de instrução Claudio Bonadio e ainda não tem data de início definida, colocará novamente no banco dos réus a ex-presidente, que desde maio responde a supostas irregularidades na concessão de licitações públicas durante seu governo e está à espera do início de outros quatro julgamentos.
Bonadio, que está encarregado da maioria dos processos que envolvem a ex-mandatária, diz que neste caso, entre 2003 e 2015, foi criado um "sistema de angariação de fundos para coletar dinheiro ilegal a fim de enriquecerem ilegalmente, sendo empresários, funcionários e parceiros deste plano sistemático".
O expediente é uma derivação da "causa dos cadernos", que foi descoberta em agosto do ano passado, após encontrarem alguns cadernos nos quais um motorista do ministério de Obras Públicas supostamente observou por mais de uma década como ele transportava de maneira habitual milhões de dólares com os quais os empresários subornavam representantes do governo.
Por um longo tempo, a atual vice-presidente afirma que todas as acusações são falsas e que ela é uma vítima de uma perseguição política e judicial promovida pelo ex-presidente Mauricio Macri.
Sua acusação no caso de suposta cartelização da obras públicas, decidida por Bonadio em junho passado, foi confirmada no final de outubro passado pela Câmara Federal, um tribunal de apelação.
No último dia 2, Cristina Kirchner teve que testemunhar pela primeira vez em um julgamento e foi muito crítica em relação à situação.
"Certamente este tribunal, que é um tribunal de 'direito', tem a condenação por escrito. Não estou interessada. Escolhi a história antes que me absolverem. Fui absolvida pela história e você certamente condenará a história", concluiu Cristina Kirchner, para se levantar sem aceitar perguntas dos juízes.
Em seu discurso de posse, no último dia 10, Alberto Fernández se referiu à reforma que seu governo promoverá para que "nunca mais" exista uma justiça que "decida e prossiga de acordo com os ventos políticos que estarão no cargo no momento".
Da EFE
Maduro denuncia Brasil por asilo a militares desertores
Regime venezuelano diz que Brasil “confirma o padrão de proteção e cumplicidade de governos satélites dos EUA”.
A ditadura de Nicolás Maduro rechaçou a decisão do governo do Brasil de conceder status de refugiado a cinco militares supostamente envolvidos em incidente na região fronteiriça na última semana.
Em um comunicado oficial publicado neste domingo (29), o regime da Venezuela afirmou:
“A República Bolivariana da Venezuela denuncia à comunidade internacional esta insólita decisão (do governo brasileiro) que confirma o padrão de proteção e cumplicidade de governos satélites dos EUA para agredir a paz da Venezuela por meio de mercenários que já confessaram seus crimes, sobre os quais existem provas, treinados, pagos e protegidos por governos de países vizinhos.”
No último sábado (28), segundo o jornal Estadão, o Itamaraty emitiu uma nota conjunta com o Ministério da Defesa na qual informava que os militares iniciariam os procedimentos para a solicitação de refúgio no Brasil.
Eles foram recebidos pela Força Tarefa Logística Humanitária Operação Acolhida após serem encontrados na reserva indígena de São Marcos, um vasto território em Roraima, como noticiou a RENOVA.
Apesar das acusações da ditadura venezuelana, o governo brasileiro negou qualquer participação do País em incidente na região da fronteira que acabou terminando com a morte de um militar leal ao regime Maduro.
RENOVA Mídia.
EUA matam 15 combatentes em ataques no Iraque e na Síria
“As forças americanas conduziram ataques defensivos precisos que irão reduzir a habilidade da Kataib Hezbollah”, diz o Pentágono.
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, aprovou, neste domingo (29), uma série de ataques contra alvos do grupo terrorista Kataib Hezbollhah no Iraque e na Síria.
A ação militar é uma resposta ao ataque com míssil que deixou um civil americano morto na última sexta-feira, 27 de setembro.
Em um comunicado, o porta-voz do Pentágono, Jonathan Hoffman, declarou:
“Em resposta aos repetidos ataques da Kataib Hezbollah contra bases iraquianas, as forças americanas conduziram ataques defensivos precisos que irão reduzir a habilidade da Kataib Hezbollah de conduzir futuros ataques.”
O governo norte-americano acusou o Kataib Hezbollah de conduzir mais de 30 ataques com mísseis que mataram o empreiteiro e deixaram quatro militares americanos e dois membros das forças iraquianas feridos perto Kirkuk, informa o jornal Estadão.
A operação marcou a primeira vez em que os EUA agiram com força militar contra o grupo xiita desde que as forças norte-americanas retornaram à região em 2014 para lutar contra o grupo terrorista Estado Islâmico.
RENOVA Mídia.
Bolívia expulsa diplomatas do México e da Espanha
Bolívia diz que os envolvidos “lesionaram gravemente a soberania e a dignidade do povo e do governo constitucional”.
O governo interino da Bolívia ordenou, nesta segunda-feira (29), que a embaixadora do México no país, Maria Teresa Mercado; a encarregada espanhola de Negócios, Cristina Borreguero; e o cônsul da Espanha, Álvaro Fernández, deixem o país em até 72 horas.
Em uma entrevista coletiva, a presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, declarou:
“Este grupo de representantes dos governos do México e da Espanha lesionaram gravemente a soberania e a dignidade do povo e do governo constitucional da Bolívia.”
E, segundo O Globo, acrescentou:
“A conduta hostil, tentando ingressar de forma surpresa e clandestina à residência do México na Bolívia, desafiando os oficiais bolivianos e os próprios cidadãos, são ações que não podemos deixar passar e trazem consequências.”
De acordo com a chanceler boliviana, Karen Longaric, os diplomatas tentaram entrar de “forma clandestina” na residência diplomática do México em La Paz na última sexta-feira com quatro homens “encapuzados”.
RENOVA Mídia.
Cartões de Réveillon do metrô estão esgotados
Concessionária disponibilizou 158 mil
cartões para quem vai curtir o
Ano Novo em Copacabana Divulgação / MetrôRio
Concessionária disponibilizou 158 mil cartões para quem vai curtir o Ano Novo em Copacabana. Embarque será feito em faixas de horário
Rio - Os 158 mil cartões especiais de Réveillon estão esgotados, de acordo com o MetrôRio. Os últimos bilhetes foram vendidos no fim da tarde desta segunda-feira, na estação Carioca, no Centro do Rio.
A venda começou no dia 9 de dezembro, em seis estações: Pavuna, Uruguai, Central, Carioca, Siqueira Campos e Jardim Oceânico. No último dia 26, a venda dos bilhetes passou a se concentrar na estação Carioca.
As camareiras Raquel Pimentel, de 39 anos, e Sinei Cardoso, 34 anos, foram as últimas a garantir os cartões especiais de Réveillon do MetrôRio na tarde desta segunda-feira. As cariocas que trabalham juntas vão assistir à queima de fogos pela primeira vez com as famílias.
"Hoje assistimos os ensaios no palco de Copacabana e decidimos passar o Réveillon na praia. Saímos correndo para a estação Carioca e conseguimos comprar os cartões na última hora. Já começou a contagem regressiva para realizar este sonho!”, afirmou Sinei.
Operação Réveillon
O metrô é o único meio de transporte que dará acesso ao bairro de Copacabana após as 22h de 31/12. A operação especial de Réveillon vai começar às 19h da terça-feira, 31/12, e termina às 7h da quarta-feira, 01/01/2020. A partir das 19h do dia 31/12, não serão aceitos os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, nem os cartões da RioCard e o pagamento por aproximação (NFC) - exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde esses meios serão aceitos até as 23h59m da terça-feira, 31/12.
O embarque será feito em 5 faixas de horário (19h às 20h; 20h às 21h; 21h às 22h; 22 às 23h e 23h à 0h), com cartões pré-determinados. Dessa forma, a concessionária garante que o cliente siga até Copacabana com conforto e segurança.
Circulação de trens
Durante a operação especial de Réveillon, entre 19h de 31/12 e 7h de 01/01, os trens da Linha 2 vão circular da Pavuna a General Osório. As linhas 1/4 vão manter o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico. A estação Cardeal Arcoverde ficará aberta apenas para desembarque das 19h às 23h59 de 31/12.
Volta para casa
Entre 0h e 7h de 01/01, o embarque de passageiros será realizado apenas pelas estações Jardim Oceânico, General Osório, Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, exclusivamente com o cartão especial de Réveillon. As demais estações do sistema ficarão abertas apenas desembarque.
Os cartões unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio e os cartões da RioCard voltam a valer a partir das 5h do dia 01/01 nas estações Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório e Jardim Oceânico e às 7h nas demais estações, quando o metrô inicia o funcionamento no horário de feriado.
As bilheterias e máquinas de autoatendimento das estações voltam a funcionar às 5h do dia 01/01.
As estações Cidade Nova, Praça Onze, Presidente Vargas, Uruguaiana e Catete ficarão fechadas a partir das 7h do dia 01/01 e serão reabertas somente às 5h da quarta-feira, 02/01.
Metrô na Superfície
No dia 31/12, as últimas partidas do Metrô na Superfície das estações Botafogo, Gávea e Antero de Quental serão às 18h. No dia 01/01, o serviço vai operar normalmente, em esquema de feriado, das 7h às 23h.
Gratuidades
Pessoas com necessidades especiais, menores de seis anos acompanhados de um adulto portador de cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar um documento oficial de identificação para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Mediante a apresentação do documento, os agentes de segurança vão liberar a entrada no sistema. Clientes com mobilidade reduzida deverão dar preferência à estação Siqueira Campos na ida e na volta.
Quem tiver qualquer dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.
Por O Dia
ICMBio proíbe que servidores usem bermuda, minissaia e decote
ICMBio proíbe decote e minissaia
Pixabay
A determinação é do presidente do Instituto, Homero de Giorge Cerqueira, e está formalizada em portaria publicada no Diário Oficial desta segunda
Os servidores que atuam na sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que não se utilizarem do uniforme do órgão não podem usar calças jeans rasgadas, shorts, bermudas, roupas com transparências, miniblusas, microssaias, roupas decotadas, trajes de ginástica, calças de moletom e chinelos.
A determinação é do presidente do Instituto, Homero de Giorge Cerqueira, e está formalizada em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (30). A portaria assinada por Cerqueira estende a proibição também aos prestadores de serviço, estagiários, consultores e bolsistas que trabalham na sede do ICMbio.
Por Agência Estado
Motorista de aplicativo é preso por estuprar passageira de 17 anos, em Alagoas
Motoristas têm criado alternativas para evitar
crimes Pixabay/Creative Commons
A vítima foi levada ao hospital e passa por tratamentos profiláticos
Um motorista de aplicativo de 26 anos que não teve identidade revelada foi preso em flagrante por estuprar uma passageira de 17 anos na cidade de Maceió, em Alagoas.
Segundo a polícia, a vítima solicitou a corrida por meio de aplicativo na madrugada do sábado. O homem solicitou que ela fosse para o banco da frente do veículo e estacionou o carro em uma estrada, cometendo o estupro.
Horas depois, o motorista do veículo foi preso enquanto dirigia o carro. Ele confessou o crime e disse que decidiu cometer o estupro porque sabia que a vítima embriagada não ofereceria resistência.
Ele passou por audiência de custódia e foi preso de forma preventiva. A vítima foi levada ao hospital e passa por tratamentos profiláticos.
Por iG
Balsas com fogos para o Réveillon em Copacabana são liberadas
Balsas com fogos artifício da festa de Réveillon
de Copacabana são vistoriadas nesta segunda-feira Estefan Radovicz / Agência O DIA
A expectativa é que três milhões de pessoas participem do evento. O que seria um recorde para a cidade.
Dezessete toneladas. Esta é a quantidade de fogos de artifício que vão colorir o céu de Copacabana, na Zona Sul do Rio, durante a tradicional festa de Réveillon. Seis novos efeitos serão apresentados como cubos 3D, carinhas felizes e o planeta saturno, entre outros. A queima terá duração de 14 minutos. O material foi distribuído em dez balsas que receberam o aval da Capitania dos Portos, da Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, na manhã de ontem. A expectativa é que três milhões de pessoas participem do evento. O que seria um recorde para a cidade.
Segundo o presidente da Riotur, Marcelo Alves, a capital fluminense deve receber 1,9 milhão de turistas nacionais e estrangeiros. "Estamos muito próximos de atingir 100% de ocupação na rede hoteleira. A cidade está repleta de visitantes. Não à toa, otema da festa este ano é Amor a Cada Vista. Ou seja, cada ângulo que o turista se deparar, ele vai se encantar pela cidade”, diz.
As balsas, que serão instaladas a 450 metros de distância da orla, começaram a ser levadas para seus respectivos pontos às 18h horas de ontem. No entanto, a operação está prevista para terminar somente às 6h de hoje. Para isso, a Capitania dos Portos precisou interromper o tráfego de embarcações nos portos do Rio.
A Capitania dos Portos acompanha o trabalho da equipe de pirotecnia e do transporte das balsas desde o início de dezembro. Para aumentar a segurança, teremos uma equipe de 500 agentes da Capitania no mar de Copacabana, para evitar entre outras coisas a aproximação de curiosos e de praticantes de esportes, como o stand up paddle", disse o capitão dos portos do Rio de Janeiro, André Félix.
A queima dos fogos será acionada por GPS, instalados em cada uma das balsas. Os equipamentos, que já estão conectados a pelo menos 13 satélites, serão acionados automaticamente à meia noite. Por questões de segurança, todas as balsas vão contar com pelo menos um especialista em pirotecnia.
De acordo com o proprietário empresa responsável pelo show pirotécnico, Marcelo Kokote, o público vai se encantar com as novidades desse ano. "Este ano, vamos apresentar seis novos efeitos. Entre eles, o hydrangea, com quatro cores divididas e que se trocam entre elas, o four party, com círculos multicoloridos e a dahlia, momento mais colorido da festa", diz. O espetáculo no céu estará sincronizado com uma trilha sonora especial. "Vamos ter música clássica, funk, MPB e samba", adianta Kokote.
Confira as atrações em Copacabana
Palco principal - em frente ao Copacabana Palace
Das 19h às 3h
Anayle Sullivan
Allyrio Mello
Diogo Nogueira
Ferrugem
Queima de fogos
DJ Marlboro
Escola de Samba da Mangueira
Das 20h às 3h
Palco Verão TIM Rock – Posto 3
DJ Dodô
Palco Verão TIM Pop – Leme
DJ Giordanna Forte
Palco Verão TIM Samba – Posto 5
DJ MAM
Por RENAN SCHUINDT
STF libera apresentação de artista gospel no réveillon de Copacabana
Anayle Sullivan vai se apresentar na virada do Rio
Divulgação/Facebook
Decisão do ministro Dias Toffoli libera participação da cantora Anayle Sullivan no show da virada na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro
Decisão do ministro Dias Toffoli, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), liberou a apresentação da cantora gospel Anayle Sullivan na festa da virada do Rio de Janeiro, que acontece na praia de Copacabana.
Dias Toffoli destacou que é fato público e notório que foram contratados para se apresentarem no evento diversos profissionais, de variadas expressões artísticas e culturais apreciadas no país, “não se admitindo que a categorização em determinado estilo musical seja usado como fator de discriminação para fins de exclusão de participação em espetáculo que se pretende plural”.
Nas redes sociais, a cantora comemorou a decisão. "Vitória da liberdade de expressão sobre o preconceito, e que amanhã na praia de Copacabana, junto com todos os outros artistas, possamos acima de qualquer rótulo ou bandeira trazer alegria, amor, e uma mensagem de esperança através da música", publicou no Facebook.
O show da cantora havia sido suspenso pela Justiça do Rio de Janeiro, que atendeu um pedido da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea), sob o argumento de que o show violava o princípío da laicidade do Estado e da liberdade religiosa.
A Prefeitura do Rio de Janeiro recorreu da decisão, alegando que o show já estava contratado e que proibí-lo seria cercear a manifestação artística. Também disse que outras manifestações religiosas, como candomblé, terão espaço.
O evento agora deve retomar à programação prevista inicialmente pela Prefeitura do Rio de Janeiro, com apresentação prevista para as 19h desta terça-feira (31). É a primeira vez que uma artista gospel se apresenta no réveillon de Copacabana.
Festa em Copacabana
A expectativa para este ano é que a festa atraia cerca de três milhões de pessoas para orla, que recebe um patrulhamento reforçado com dois mil policiais.
O evento prevê 14 minutos de queima de fogos multicoloridos e com desenhos em três dimensões. Segundo a organização, são 17 toneladas de fogos em 18 mil bombas que ficarão em 10 balsas em diferentes pontos de Copacabana.
Do R7
Elevador desaba e 4 pessoas da mesma família morrem em Santos
Quatro pessoas morreram após elevador cair
Reprodução
Esposa e outros três familiares de um militar da Capitania dos Portos de São Paulo foram vítimas de queda do equipamento do 9º andar de prédio
Quatro pessoas da mesma família morreram, na noite desta segunda-feira (30), após um elevador desabar do nono andar de um prédio de residências para militares no município de Santos, no litoral de São Paulo.
A informação foi confirmada pela Marinha do Brasil, por meio da CPSP (Capitania dos Portos de São Paulo). De acordo com o comunicado, as vítimas eram a esposa e outros três familiares de um militar da CPSP.
"O Capitão dos Portos de São Paulo e a Tripulação da Capitania transmitem as condolências aos familiares e amigos pela inestimável perda", disse a nota da Marinha do Brasil.
O comunicado ainda ressalta que a Marinha está dando apoio aos familiares das vítimas e o vai instaurar um Inquérito Policial Militar para apurar o ocorrido.
Kaique Dalapola, do R7
Justiça bloqueia bens de ex-prefeito de Macaé por improbidade
Ex-prefeito de Macaé Riverton Mussi tem bens
bloqueados. Reprodução redes sociais
Decisão decorre de ação civil pública ajuizada pelo MP-RJ. Segundo órgão, conduta improba causou dano no valor de R$ 327.902,29
O MP-RJ (Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro) obteve na Justiça decisão liminar para bloquear bens do ex-prefeito de Macaé Riberton Mussi Ramos e da empresa Irmãos Prata Construção e Conservação Eireli ME.
A decisão decorre de uma ação civil pública ajuizada pelo órgão em razão da prática de improbidade administrativa que causou dano ao patrimônio público municipal.
De acordo com o MP-RJ, o dano ocorreu por causa de despesas com a contratação de pessoal e serviços que não estavam previstos no contrato celebrado entre o município e a empresa.
Ainda segundo o órgão, a conduta improba causou dano no valor de R$ 327.902,29 (em valores atualizados), correspondente à soma dos pagamentos efetuados aos auxiliares de serviços e logística e recepcionistas, em valores maiores do que o devido para o serviço.
A ação descreve que a contratação irregular foi comprovada pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) e posteriormente pela Corte de Contas municipal. Relata, ainda, que a conduta viola diversos princípios da administração pública, como legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da economicidade
Diante dos fatos, o Juízo da 3ª Vara Cível de Macaé determinou a indisponibilidade de bens dos réus, no limite de R$ 163.951,00 para cada um, correspondentes a metade do valor total do dano apurado.
Do R7
Facebook terá que pagar multa de R$ 6,6 milhões por vazar dados
Ministério da Justiça alega que compartilhamento das informações foi indevido
O Facebook recebeu uma multa de R$ 6,6 milhões por compartilhamento indevido de dados de usuários cadastrados na rede social. A decisão partiu do Ministério da Justiça e da Segurança Pública e foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de ontem. A punição, aplicada pelo Departamento de proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do ministéri, acontece após investigação que identificou, segundo a pasta, "prática abusiva" por parte da empresa de tecnologia, que teria deixado vulneráveis dados de 443 mil usuários. O Facebook tem dez dias para recorrer da decisão.
Segundo nota do ministério, "o caso começou a ser investigado após notícia veiculada pela mídia, em 4 de abril de 2018, informando que os usuários do Facebook, no país, poderiam ter sofrido com o uso indevido de dados pela consultoria de marketing político Cambridge Analytica", que ganhou notoriedade global por ter trabalhado na campanha presidencial de Donald Trump, nos Estados Unidos, e também para a campanha do Brexit, como é conhecido o processo de saída do Reino Unido da União Europeia.
Pelo Twitter, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, destacou a decisão do ministério e afirmou que "as redes revolucionaram a forma pela qual nos comunicamos e expressamos, mas há questões sobre privacidade a serem consideradas". Conforme a pasta, as empresas (Facebook Inc. e Facebook Serviços Online do Brasil Ltda) "serão intimadas acerca da possibilidade de interposição de recurso, no prazo de 10 dias, bem como do recolhimento do valor da multa, em até 30 dias".
Na avaliação do Facebook, "não há evidência de que que dados de usuários no Brasil tenham sido transferidos para a Cambridge Analytica" e que avalia todas a opções legais sobre o caso. "Estamos focados em proteger a privacidade das pessoas. Temos feito mudanças na nossa plataforma, restringindo as informações que desenvolvedores de aplicativos podem acessar", divulgou a plataforma.
"Estamos focados em proteger a privacidade das pessoas. Temos feito mudanças na nossa plataforma, restringindo as informações que desenvolvedores de aplicativos podem acessar", divulgou a plataforma sobre a aplicação da multa decidia pelo Ministério da Justiça.
Por O DIA
Lula processa dono da Havan por faixa que chama ex-presidente de 'cachaceiro'
Ex-presidente Lula Daniel Castelo Branco / Agencia O Dia
Advogado pede indenização de R$ 100 mil
Brasília - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou com uma ação na Justiça contra o dono das lojas Havan, Luciano Hang, por calúnia e difamação. O empresário afirmou que patrocinaria aviões para sobrevoar praias de Santa Catarina levando faixas com dizeres contra o petista - no sábado, 28, Hang publicou um vídeo em que uma aeronave mostra a frase "Lula cachaceiro devolve meu dinheiro".
A defesa de Lula pede a proibição das mensagens contra o ex-presidente e o pagamento de indenização de R$ 100 mil por danos morais.
A petição encaminhada à 2ª Vara Cível de Navegantes, em Santa Catarina, alega que a circulação das frases contra Lula fere gravemente a imagem e a honra do ex-presidente. "Com sua conduta, (Hang) desbordou injustamente do direito ao antagonismo político e livre opinião, ofendendo até mesmo qualquer senso de civilidade no debate político em plena ebulição no País", afirmou a defesa do petista.
No dia 1º de dezembro, Hang anunciou em seu Twitter que custearia a exibição de "mensagens patriotas" por um avião que sobrevoaria o litoral catarinense. Entre as frases, sugeridas por seus seguidores, estavam "Lula na cadeia, eu com o pé na areia"; "Melhor que o verão, é o Lula na prisão" e "Lula enjaulado é o Brasil acordado". No sábado, o empresário divulgou um vídeo que mostra uma aeronave carregando uma faixa com a frase "Lula cachaceiro devolve meu dinheiro".
A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa da Havan mas não havia obtido resposta até a publicação desta matéria. O espaço está aberto para manifestações.
Por ESTADÃO CONTEÚDO























