Sophia Valverde vence o Troféu Internet de melhor atriz

A 61ª edição do Troféu Imprensa foi ao ar neste domingo (28), no SBT. Com apresentação de Silvio Santos, a premiação contemplou os melhores do ano de 2018 em diferentes categorias, juntamente com o Troféu Internet.




A atriz Sophia Valverde venceu o  Troféu Internet como melhor atriz de 2018, pelo seu papel como a protagonista da novela As Aventuras de Poliana.


Online1Paraiba

Amanhã (30) véspera de feriado tem música ao vivo com Alan Rocha no Imperium Bar

Nesta terça-feira (30) véspera de feriado tem música ao vivo com Alan Rocha no Imperium Bar em Laranjeiras do Sul.

Com o melhor ambiente da cidade o Imperium Bar atende de terça a domingo a partir das 18h, na Rua Marechal Rondon, 2ª piso em frente a Panificadora do Moisés.

Homem morre vítima de atropelamento em Alagoa Grande

O atropelamento ocorreu por volta de 16:00h da tarde desta segunda-feira (29), na rua Nova em Alagoa Grande.

Segundo informações, a vítima identificada pelo nome de Canhoto, foi atropelado por um carro. O mesmo ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Municipal e encaminhado para a cidade de Campina Grande, mas morreu dentro da ambulância do SAMU, nas proximidades da cidade de Riachão, na BR 230.

Maiores informações em instantes.

Paraíba realiza 8ª edição do Gira Calçados a partir desta segunda

Terceiro maior produtor de calçados do país, atrás apenas do Ceará e do Rio Grande do Sul, a Paraíba conta com uma parcela de 15,8% do mercado brasileiro

Terceiro maior produtor de calçados do país, atrás apenas do Ceará e do Rio Grande do Sul, a Paraíba conta com uma parcela de 15,8% do mercado brasileiro, segundo dados de 2018 da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

Para contribuir com o fortalecimento desse setor, um dos mais importantes para a economia do estado, o Sebrae Paraíba, com o apoio de parceiros, promove a partir da próxima segunda-feira (29) a oitava edição do Gira Calçados, considerado o maior evento voltado ao segmento no Nordeste.

Com expectativa de reunir cerca de 250 compradores convidados, além de outros 200 espontâneos, vindos de todo o país, o evento será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande, até o dia primeiro de maio.

Ao todo, a edição deste ano do evento contará com 70 estandes, que vão expor calçados de indústrias não só da Paraíba, mas também dos estados do Ceará e da Bahia. Além disso, também participarão do Gira Calçados indústrias de componentes, acessórios e logística de várias partes do país.

A proposta do evento, destinado exclusivamente aos empresários do setor calçadista, é possibilitar aos fabricantes a oportunidade de ampliação de sua rede de contatos, de conquistar o acesso a novos mercados, além de apresentar aos compradores as tendências e inovações do setor.

De acordo com a analista do Sebrae Paraíba e gestora do Gira Calçados, Andréa Luciana Xavier, o evento, já consolidado no estado, tem contribuído decisivamente para o desenvolvimento da indústria regional, o fortalecimento das marcas e a aproximação dos pequenos negócios das inovações e tendências do mercado.

“O Gira Calçados descentraliza a realização de eventos deste porte das regiões Sul e Sudeste para o Nordeste, possibilitando que as micro e pequenas empresas locais tenham acesso à informação e transformem isso em conhecimento, geração de mais empregos e competitividade para os negócios locais”, afirmou Andréa, ao ressaltar que dos 700 milhões de pares de calçados produzidos por ano no Brasil, cerca de 250 milhões são fabricados na Paraíba, proporcionando a geração de mais de 20 mil postos de trabalho.

Para a realização do Gira Calçados, o Sebrae Paraíba conta com a parceria do Sindicato da Indústria de Calçados do Estado da Paraíba (Sindicalçados/PB); da Fiep; do Centro de Formação Profissional do Couro e do Calçado Albano Franco, do Senai; do Governo da Paraíba; e da Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Portal Correio

A cada 3h40 uma pessoa morre por acidente de trabalho no país

Áreas com maior incidência de acidentes de trabalho foram atendimento hospitalar, comércio varejista, administração pública e construção de edifícios

O Brasil registra uma morte por acidente de trabalho a cada 3 horas e 40 minutos. Segundo o Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, entre 2012 de 2018 foram contabilizados 17.200 falecimentos em razão de algum incidente ou doença relacionados à atividade laboral. Neste domingo, é comemorado o Dia Mundial e Nacional de Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho, uma data criada para alertar a sociedade sobre o problema.

No comparativo por anos, houve queda nos registros, com 2.659 casos em 2014; 2.388 em 2015; 2.156 em 2016; 1.992 em 2017; e 2.022 em 2018. Já os acidentes de trabalho são mais frequentes e ocorrem a cada 49 segundos. No mesmo período, foram registrados 4,7 milhões incidentes deste tipo, conforme o Observatório.

Os tipos de lesão mais comuns foram corte e laceração, com 734 mil casos (21%). Em seguida, vêm fraturas, com 610 mil casos (17,5%), contusão e esmagamento, com 547 mil (15,7%), distorção e tensão, com 321 mil (9,2%) e lesão imediata, com 285 mil (8,16%). As áreas mais atingidas foram os dedos (833 mil incidentes), pés (273 mil), mãos (254 mil), joelho (180 mil), partes múltiplas (152 mil) e articulação do tornozelo (135 mil).

As áreas com maior incidência de acidentes de trabalho foram atendimento hospitalar (378 mil), comércio varejista, especialmente supermercados (142 mil), administração pública (119 mil), construção de edifícios (106 mil), transporte de cargas (100 mil) e correio (90 mil). Já no ranking por ocupação, as ocorrências mais frequentes foram as de alimentador de linha de produção (192 mil), técnico de enfermagem (174 mil), faxineiro (109 mil), servente de obras (97 mil) e motorista de caminhão (84 mil).

Entre os homens, os acidentes foram mais frequentes na faixa etária dos 18 aos 24 anos. Já entre as mulheres, no grupo de 30 a 34 anos.

Na distribuição geográfica, os estados com maior ocorrência destes incidentes foram São Paulo (1,3 milhão), Minas Gerais (353 mil), Rio Grande do Sul (278 mil), Rio de Janeiro (271 mil), Paraná (269 mil) e Santa Catarina (185 mil).

Para além dos impactos principais e graves dos danos à vida e à integridade de trabalhadores, os acidentes de trabalho também trazem outras consequências. No período monitorado pelo Observatório, 351 milhões de dias de trabalho foram ‘perdidos’ em razão dos afastamentos. Os gastos estimados neste mesmo intervalo chegaram a mais de R$ 82 bilhões.

Na avaliação do coordenador nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, Leonardo Mendonça, o Brasil ainda tem muito o que avançar. Mendonça diz que, a despeito do discurso das empresas considerar a importância da segurança nos locais de trabalho, a preocupação com a produção ainda vem em primeiro lugar.

O procurador argumenta que empregadores devem investir tanto em prevenção como no fornecimento de materiais de segurança. “O ideal é ter um ambiente de trabalho organizado não apenas no sentido de um local limpo, mas saudável, que não seja propenso a adoecimentos”, defendeu.

Segundo o procurador, a construção desse ambiente para evitar acidentes e adoecimentos envolve uma preparação do conjunto das empresas, inclusive a formação de seus funcionários e pessoas em postos de chefia. “É preciso fazer capacitações com todos os setores da empresa. Desde o topo até o funcionário de chão de fábrica para que tenha carimbo de que realmente ela se preocupa com saúde”, argumenta.

Em abril, foi lançada a Campanha de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Canpat 2019), uma iniciativa conjunta do governo federal, Ministério Público do Trabalho e entidades patronais e de empregadores. O objetivo da iniciativa foi alertar para o problema e estimular empregadores e trabalhadores a construírem ambientes mais saudáveis.

Agência Brasil

Casa é invadida por trio armado e encapuzado, e família é feita refém, em Campina Grande

Segundo boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, criminosos entraram no local, renderam as vítimas e fugiram levando diversos objetos da casa em um carro da família

Uma casa foi invadida, e sete pessoas foram feitas reféns na noite do sábado (27), em Campina Grande. De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado pelas vítimas na Central de Polícia Civil, três homens encapuzados e armados com revólveres e facas entraram no local, renderam as vítimas e fugiram levando diversos objetos da casa em um carro da família.

O caso aconteceu no bairro São Januário. Segundo relato das vítimas à polícia, três pessoas estavam na casa quando o trio invadiu o local e anunciou o assalto. No momento da ação criminosa, mais quatro pessoas da família chegaram na residência e também foram feitas reféns pelos criminosos.

O assalto durou cerca de 30 minutos. Ainda segundo as vítimas, os criminosos pediam a todo momento para que os homens ficassem deitados no chão e que as mulheres ficassem sentadas em bancos da casa. Uma criança de 4 anos também estava entre as vítimas.

O grupo fugiu da residência em um carro da família que estava estacionado em frente ao local. No veículos eles colocaram roupas, joias e celulares das vítimas, além de aparelhos de TV e o monitor onde estavam armazenadas as imagens do circuito de segurança da casa.

Ainda conforme o boletim, os vizinhos não teriam percebido o assalto porque na mesma rua estava tendo uma festa e o barulho do som impediu que os moradores percebessem a ação criminosa.

Até as 9h desta segunda-feira (29), as informações da polícia eram de que nenhum dos suspeitos do crime havia sido identificado e o carro da família também não havia sido localizado.

G1 PB

A convite do vereador Aldemir, conselheiro federal vem a Picuí em defesa do PL das 30h da enfermagem

Segundo Aldemir, o conselheiro Ronaldo Beserra, confirmou presença na sessão

Foto: Rerprodução

Aldemir Macedo

O Projeto de Lei 001/2019, que regulamenta a jornada de 30 horas semanais para os profissionais da enfermagem da cidade de Picuí, Seridó paraibano, entrará na pauta para ser votado durante a sessão ordinária da Câmara de vereadores, nesta segunda-feira (29). 

A matéria apresentada pelo vereador Aldemir Macêdo (Avante), que fixa em seis horas diárias e 30 horas semanais a jornada dos auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros do município, já recebeu os pareceres favoráveis do presidente e membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Segundo Aldemir, o conselheiro Ronaldo Beserra, do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), confirmou presença na sessão e parabenizou pela seriedade e agilidade com que trataram essa importante reivindicação dos profissionais da enfermagem. 

Ronaldo lembrou ainda que a luta das 30 horas semanais é uma bandeira de luta permanente do COFEN e que em sua gestão 2012 a 2017 à frente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (COREN-PB), conseguiu regulamentar as 30 horas semanais junto as gestões municipais em 21 cidades paraibanas, a começar pela capital do Estado, João Pessoa.

Neste domingo (28), durante participação no programa 'Picuí em Foco', veiculado pela Cenecista FM de Picuí, Aldemir falou da imensa importância do PL e aproveitou para convidar todos os profissionais da área. 

"É importante a presença dos profissionais nessa sessão, por esse motivo, conclamo os profissionais de enfermagem de Picuí para comparecerem à sessão que terá início às 20:00 horas, no Plenário da Casa, onde os vereadores deverão votar e aprovar o PL 001/2019", disse.

Portal Picuí Hoje

Greve de vigilantes pode deixar caixas eletrônicos sem dinheiro na PB

De acordo com o presidente do sindicato, Laudivan Gonçalves, a categoria reivindica um aumento salarial de 5%

O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Valores da Paraíba anunciou a paralisação, desde 0h desta segunda-feira (29), dos profissionais que atuam na segurança dos carros-fortes no estado. A categoria reivindica um aumento salarial de 5%.

De acordo com o presidente do sindicato, Laudivan Gonçalves, os salários dos profissionais que trabalham nos carros-fortes variam entre R$ 1.541 a R$ 1.965. Ele disse que o pessoal da vigilância interna recebeu recentemente um reajuste, mas os empresários estariam se negando a negociar com o restante da categoria.

Laudivan explicou que a categoria só encerrará a greve após a concessão do reajuste. Ele acredita que pode haver faltar dinheiro nos caixas eletrônicos nas próximas horas, caso o reabastecimento não seja feito.

Portal Correio também conversou com o presidente do Sindicato dos Bancários, Marcelo Alves, que confirmou a possibilidade do desabastecimento. Ele lembrou que nestas segunda e terças-feiras acontece o pagamento dos servidores do estado e de algumas prefeituras, e o grande fluxo de saques nos caixas pode deixar os equipamentos sem dinheiro.

Marcelo revelou que os bancos estão tentando negociar com o sindicato a utilização de, pelo menos, 30% do contingente de vigilantes, mas ressaltou que mesmo assim o desabastecimento não está descartado.

Portal Correio

Guaraniaçu:Escola e Comunidade do bairro Jardim Real recebem Quadra Esportiva Revitalizada


A comunidade residente no Bairro Jardim Real foi contemplada com mais uma ação direta do Governo Municipal, na tarde desta sexta-feira 26, foi entregue oficialmente para uso dos alunos matriculados na Escola Municipal Jean Piaget e também para uso da comunidade, a Quadra Poliesportiva que passou por um trabalho de Revitalização Total.

Conforme explicou o Secretário de Esportes, Professor Renato Dri, a quadra recebeu serviços de Reforma da Cobertura, foi construído Muro e trocadas as Telas no envolto da quadra, também foram adquiridas novas Traves e Redes além, de uma nova pintura completa, entregue Material Esportivo e revitalização na frente de acesso a quadra.

O Prefeito Osmário Portela, feliz por proporcionar mais um benefício para a comunidade do Bairro Jardim Real, falou dos investimentos que a administração municipal vem realizando no Bairro e afirmou que muitas outras conquistas estão por chegar em breve, como à entrega da Nova UBS – Unidade Básica de Saúde, a complementação da Pavimentação Asfáltica, com a construção de passeios (Calçadas) e a extensão da Rede de Saneamento Básico para atender a aproximadamente mais 40 famílias residentes no Bairro.

Além do Prefeito Osmário e do secretário de esportes, Renato Dri, o evento contou com a presença dos mais colaboradores da Secretaria de Esportes, bem como, o Secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Corona, Secretária de Saúde, Juliane Biavatti, Secretária de Assistência Social, Elizane Habech Lejanoski, Diretora da Escola Suzimara Piovezan, professores, alunos e demais pessoas da comunidade.

Por fim, o Secretário de Esportes, fez um agradecimento todo especial a sua equipe de colaboradores que não mediram esforços para realizar mais um trabalho de qualidade em favor da população e afirmou que a quadra será utilizada por alunos da escola e também estará a disposição para toda a comunidade.

Jovem é preso suspeito de se passar por médico em unidade de saúde em Colorado, diz polícia

Um jovem foi preso suspeito de se passar por um médico em Colorado, no norte do Paraná. O suspeito foi preso em flagrante pela Polícia Civil na noite deste sábado (27).

Segundo a polícia, o jovem, de 24 anos, utilizava o registro de outro médico no Conselho Regional de Medicina (CRM) para fazer atendimentos na Unidade de Básica de Saúde (UBS) da cidade.

Ainda conforme a policia, o suspeito disse que se formou em medicina na Bolívia.

O delegado de Colorado, Alysson Tinoco, informou que a denúncia foi feita pela Polícia Civil de São Paulo. De acordo com o delegado, um médico de Teodoro Sampaio (SP) está envolvido no caso e cedeu o registro para que o jovem atuasse no Paraná.

Segundo a polícia, o médico preso prestava serviço para uma empresa que venceu uma licitação em Colorado. O contrato foi feito em caráter de urgência e custou R$ 293 mil ao município, conforme consta no Portal da Transparência.

Neste ano, a UBS passou a funcionar 24 horas na cidade para suprir parte da demanda de atendimentos do hospital de Colorado. Por este motivo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foi necessária a licitação em caráter de urgência.

De acordo com o delegado, o médico preso também atuava da mesma maneira em outras quatro cidades do Paraná e São Paulo.

"O médico solicitava a ele [suspeito] para comparecer nos plantões de Unidades Básicas de Saúde aqui da região. O valor do plantão era próximo de R$ 1 mil. R$ 200 ou R$ 300 ficavam com essa pessoa que era designada e o resto iria para o médico", disse o delegado.

Conforme a denúncia, o jovem se passava por "doutor Márcio" e estava fazendo o terceiro plantão na UBS de Colorado. A Polícia Civil disse que o suspeito já fez mais de 200 atendimentos na cidade.

O jovem foi preso enquanto trabalhava na UBS. Segundo a polícia, ele foi preso por falsidade ideológica e exercício ilegal da medicina. O caso continua sendo investigado.

A Secretaria de Saúde de Colorado informou que o jovem estava prestando serviço para uma empresa terceirizada e utilizava carimbo e CRM de outro médico. Ainda segundo a secretaria, o município está aguardando as investigações.

Padres são assaltados durante a celebração da Santa Missa em Pinhão

Na noite deste sábado (27/04), dois padres da Paróquia Divino Espírito Santo, na cidade de Pinhão/PR, foram assaltados na casa paroquial.

No momento do assalto estava sendo celebrada a Santa Missa na igreja, que fica no mesmo pátio de onde estavam os padres.

Segundo informações, os padres foram abordados por dois homens, os quais anunciaram o assalto.

Ainda não foi divulgado o que foi levado pelos assaltantes. A polícia foi acionada realizou patrulhamento nas proximidades mas sem êxito na captura dos elementos.

Com Roberto Lorenzon

Touro cai sobre telhado de casa no Paraná


Um touro caiu sobre o telhado de uma casa em Cambé, no norte do Paraná, na noite de sábado (27). O animal caiu em um espaço que é usado como canil de um cachorro. Nenhum dos animais se feriu.

De acordo com a Polícia Militar (PM), o touro foi visto circulando pela região central do município por volta das 21h. Moradores ligaram para a polícia, que foi até onde o animal estava e começaram a seguir o touro. Os militares tentaram laçar o bicho, mas não conseguiram.

O touro seguiu até a Rua Sebastião dos Santos de Jesus, no Jardim Tarobá, entrou em um terreno baldio e acabou caindo em um casa. O telhado desse imóvel ficava no mesmo nível do terreno.

Segundo a PM, os moradores só perceberam que um touro tinha caído nos fundos da residência após serem avisados pelos policiais.

O proprietário do animal foi localizado, e na manhã deste domingo (28) o touro foi retirado de dentro do imóvel.

Via G1 PR

Criança de três anos morre afogada em balde em Espigão Alto do Iguaçu

Uma criança de três anos morreu afogada na manhã deste domingo, dia 28, ao cair dentro de um balde com água. A tragédia aconteceu na comunidade de Linha Bracatinga, interior de Espigão Alto do Iguaçu.

A criança que não teve o nome divulgado, estava brincando quando caiu dentro do balde e acabou morrendo vítima de afogamento. As equipes médicas de socorro do SAMU de Quedas do Iguaçu e o helicóptero do Consamu foram mobilizados para levar a criança á Cascavel, mas infelizmente houve parada respiratória e nada pode ser feito.

Dados

No Brasil, os afogamentos são a segunda maior causa de morte e a sétima de hospitalização por motivos acidentais entre crianças com idade de zero a 14 anos. Em 2016, 913 pessoas dessa faixa etária morreram vítimas de afogamento, o que representa uma média de 2,5 óbitos por dia, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

Protesto deve mobilizar 10 mil servidores; trânsito fica complicado entre o Centro e Centro Cívico

Um protesto marcado para esta segunda-feira (29) deve reunir cerca de 10 mil pessoas em Curitiba e até 30 mil em todo o Paraná, segundo sindicatos de servidores públicos estaduais. Professores e funcionários de escola da rede pública do Paraná e outras categorias do funcionalismo estadual farão uma paralisação nesta segunda, cobrando reajuste nos salários das categorias que está congelado há três anos. Caravanas de todas as regiões do Estado estão confirmadas para a manifestação central em Curitiba. 

A concentração terá início às 8h30, na Praça Santos Andrade, no centro. O trânsito deve ficar bastante complicado nas regiões do Centro e Centro Cívico de Curitiba. Os usuários do tranporte coletivo devem também ficar atentos a mudanças no trajeto e pontos de ônibus destas regiões. 

O ato público começará às 9 horas e, na sequência, os manifestantes seguirão em caminhada pelas ruas da capital até o Palácio Iguaçu. A passeata deve passar pela Rua Marechal Deodoro, entrar pela Praça Tiradentes e seguir pela Rua Barão do Serro Azul e Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico. A previsão é de que os manifestantes cheguem ao Centro Cívico às 11 horas. Uma reunião entre lideranças sindicais e integrantes do governo está marcada para o mesmo horário na sede do governo estadual.

O governo não revelou se apresentará uma proposta, apenas receberá a pauta de reivindicações e nem quais secretários devem participar da reunião. De acordo com a assessoria, o governo apenas confirma a reunião e o horário.

Entre reivindicações diversas, de mais de 30 sindicatos, a principal é o descongelamento dos salários defasados em 16% de inflação que deixou de ser paga, chegando a 17,02% a partir da data-base, que é na próxima quarta-feira (1o). A proposta que os sindicatos vão oferecer ao governo, que foi fechada em assembleias, é de reajuste de 4,8% neste ano, referente a inflação de 12 meses, e uma negociação em relação ao passivo dos 11,53% restantes dos anos em que os salários não foram corrigidos.

Por enquanto, o Palácio Iguaçu se limita a dizer em nota que “com relação a qualquer alteração na folha salarial, o governo do Paraná avalia as condições fiscais, financeiras e legais. Uma das decisões da equipe de gestão foi fazer uma auditoria na folha do funcionalismo para saber se todos os pagamentos atendem aos requisitos legais. O governo seguirá priorizando o diálogo com todos os servidores públicos”, diz a nota.

Na semana passada, o secretário chefe da Casa Civil, Guto Silvo, disse em entrevista à Rádio T que “nós temos uma lei do ano passado, aprovada, do orçamento, que não previa aumento para este ano”. A App-Sindicato, que representa professores, afirma que “a informação não procede” e que “o Estado possui as condições legais, fiscais e orçamentárias para pagar a data-base, sem qualquer risco de comprometer as contas públicas”.

De acordo com o economista Cid Cordeiro, do Departamento Intersindical de Economia e Estatística (Dieese), o artigo 18 da Lei Orçamentária Anual (LOA 2019) aprovada no ano passado pelos deputados e sancionada pela ex-governadora Cida Borghetti (Progressistas), além de prever o pagamento da reposição, estabelece o excesso de arrecadação como a fonte dos recursos para atender a demanda. “Em 2018, o governo do Paraná arrecadou R$ 2,2 bilhões a mais do que o previsto no orçamento elaborado pela Secretaria da Fazenda (Sefa). Portanto, atendeu os requisitos orçamentários para pagar a data-base. Em maio do ano passado, durante as negociações da campanha salarial, nossos estudos já apontavam esse resultado. Mais uma vez o governo errou, e errou feio”, relata o economista.

O economisa garante que a tendência é de crescimento de 6% na receita corrente líquida do Estado. “Havendo o pagamento da inflação dos últimos 12 meses (4,8%), o índice de comprometimento com a folha de pessoal chegaria em 44,27% no mês de dezembro, abaixo dos atuais 44,56% e mais distante ainda do limite prudencial (46,55%) estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal”, explica. O governo fechou o ano passado com R$ 2,2 bilhões em arrecadação a mais (superávit) que o previsto na LOA.

A reportagem pediu entrevistas e mais esclarecimentos ao governo, mas não obteve retorno.

Greve ainda não está descartada

Representantes de sindicatos afirmam que pretendem evitar o desgaste de uma greve, considerando danos à sociedade, aos servidores e aos sindicatos, embora essa seja a primeira medida na hipótese de uma reunião com o governo não gerar ao menos uma proposta. Em 2015, por exemplo, somente a APP-Sindicato gastou entre R$ 4 milhões e R$ 5 milhões em 44 dias de mobilização, na maior greve da história do Paraná. “Além de custar dinheiro, tem um desgaste muito grande. Desgaste para toda a sociedade, nas escolas e serviços públicos, pressão e embate. Ninguém quer isso, ninguém quer greve”, afirma o secretário de Comunicação da APP, Luiz Fernando Rodrigues. Quando acabar a reunião com representantes do governo, caso não haja uma proposta a ser analisada, os sindicatos devem imediatamente convocar assembleias para decidir se os servidores entram em greve por tempo indeterminado.

Para esta segunda-feira (29), além de Curitiba, protestos devem ocorrer nas principais cidades do interior, como Maringá, (às 9h, em frente ao INSS, Centro), Cascavel, (às 9h, na APP-Sindicato, Cascavel), Foz da Iguaçu, (às 8h, na Praça da Paz, Centro) e Londrina.

Entre os 20 sindicatos que devem participar da mobilização, oito aprovaram paralisação nesta segunda-feira (29) em assembleias. Além de professores de escolas e universidades, devem parar agentes penitenciários, servidores da Agricultura, Meio Ambiente e Fundepar, e servidores estaduais da saúde de Curitiba.

Corpo de menina de 11 anos é encontrado nos fundos da casa do pai no interior do PR

Foi encontrado neste domingo (28) à tarde, em Rolândia, Norte do Paraná, o corpo da menina de 11 anos que estava desaparecida desde a quarta-feira (24). A informação foi confirmada pela própria mãe de Eduarda Shigematsu, em uma postagem no Facebook. O corpo foi encontrado por policiais militares enterrado nos fundos da casa do pai da menina com as mãos e pés amarrados. A casa fica na Rua Manoel Carrera Bernardino em Rolândia. Equipes da Polícia Militar (PM), Polícia Civil e Instituto de Criminalística isolaram o local.

Eduarda teria sido morta pelo próprio pai, Ricardo Seidi que confessou o crime para a Polícia Civil. Ele já foi transferido para a Londrina. Informações extraoficiais dão conta que ele foi transferido porque havia risco de ele ser atacado por moradores da cidade, indignados com o crime bárbaro. No último dia 25, ele postou no Facebook um pedido de ajuda para encontrar a filha.

Segundo informações do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), a criança voltou para casa depois da escola na quarta de manhã, deixou a mochila e desapareceu.

Elizeo mangueiras hidráulicas e conexões em Laranjeiras do Sul







Elizeo Mangueiras hidráulicas e conexões é uma empresa especializada no ramo, dispõe de uma ampla e variada linha de mangueiras e conexões.e acessórios.

Endereço: Rua Diogo Pinto , 1176 em frente ao Hospital São Lucas

Telefones: 42-3635-2992 ou 42- 9915-5143

Evangelho do dia 29/04/2019 (Jo 3,1-8)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

1Havia um chefe judaico, membro do grupo dos fariseus, chamado Nicodemos, 2que foi ter com Jesus, de noite, e lhe disse: “Rabi, sabemos que vieste como mestre da parte de Deus. De fato, ninguém pode realizar os sinais que tu fazes, a não ser que Deus esteja com ele”.

3Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce do alto, não pode ver o Reino de Deus”. 4Nicodemos disse: “Como é que alguém pode nascer, se já é velho? Poderá entrar outra vez no ventre de sua mãe?”

5Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. 6Quem nasce da carne é carne; quem nasce do Espírito é espírito. 7Não te admires por eu haver dito: Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Canção Nova

Assalto a menino do tamborete em Alagoa Grande desperta onda de solidariedade

Um menino chamado Lucas, de 11 anos de idade, teve o apurado de um dia de trabalho roubado por um homem que se passou por comprador de tamboretes na cidade de Alagoa Grande, no Agreste da Paraíba. De acordo com Sonia Maria, mãe do garoto, o assaltante estava em uma motocicleta e levou R$ 40 da criança.

Um vídeo feito pelo repórter Gustavo Chaves, do Portal Plantão Policial Paraíba, mostra minutos depois do assalto o menino chorando e contando como tudo aconteceu. As imagens viralizaram na internet. “Meu filho estuda no turno da tarde e pela manhã ajuda o nosso vizinho para ganhar um dinheiro e comprar as suas coisas. Ele corta o cabelo com o dinheiro que ganha e às vezes ajuda o seu pai, que está desempregado no momento”, contou a mãe.

Lucas sai três vezes na semana com a sua carroça de mão e os tamboretes em cima dela para tentar vender as mercadorias. O assalto aconteceu no Centro de Alagoa Grande, nas proximidades do posto de combustível da cidade. Cada tamborete vendido por ele custa R$ 10.

“Ele nem foi para escola porque estava muito assustado. Depois dessa situação, não sabemos mais se vamos deixar ele sair para vender os tamboretes”, disse a mãe. O menino de 11 anos estuda na Escola Municipal Severino Ramalho, faz o sexto ano e desde pequeno é acostumado a ajudar nos serviços de casa.

Casa esta, inclusive, que é bastante humilde. Sensibilizadas com a história que repercutiu na internet, algumas pessoas enviaram ajudas financeiras para a criança que foi assaltada. ”A gente recebeu pequenas ajudas, mas que são de grande serventia. A quantia que foi levada pelo ladrão foi dada por um grupo de pessoas”, disse a mãe.  O contato com a família pode ser feita pelo telefone (83) 99117-8410.

Cristian Alves/Gustavo Chaves

Jogando em casa, Botafogo-PB empata na estreia da Série C


Depois de conquistar o tricampeonato paraibano no último fim de semana, o Botafogo estreou na Série C do Campeonato Brasileiro, neste domingo (28), diante do Ferroviário-CE, no estádio Almeidão, em João Pessoa. Apesar do apoio da torcida, o time paraibano não conseguiu vencer a partida e somou apenas um ponto na competição.

O time paraibano toma a iniciativa do jogo e tenta abrir o marcado logo no início da partida, mas encontra um adversário bem postado na defesa.

Aos 17 minutos, o Botafogo quase inaugura o placar numa cobrança de falta ensaiada. A equipe paraibana segue colocando pressão, enquanto que o time cearense lega perigo nos contra-ataques.

Por volta dos 22 minutos, mais uma vez em cobrança de falta, o Botafogo leva perigo ao gol de Nícolas.

De tanto tentar, o Botafogo acabou chegando ao 1º gol após cobrança de falta. Fábio Alves lançou a bola na área e encontrou Nando, que de cabeça, superou o goleiro adversário. O time paraibano segue no ataque embalado pelo grito da torcida no estádio Almeidão.

O Ferroviário chegou ao empate aos 42 minutos também com um gol de cabeça após cobrança de falta. O camisa 9, Edson Cariús, deixou tudo igual.

2º tempo

O Botafogo começou o 2º tempo a todo vapor e quase desempata a partida aos 2 minutos, num chute de Fábio Alves, que obrigou o goleiro Nícolas a fazer grande defesa. A pressão do Belo continua. Clayton fez boa jogada e cruza na área em busca de Dico, que cabeceia pela linha de fundo.

O Ferroviário tenta o revide e chega à área adversária quatro minutos depois. Lucas Mendes fica na cara do gol, mas desperdiça a chance de virar o placar da partida. O goleiro Saulo faz boa defesa e acalma a torcida paraibana.

A partida continua lá e cá, com chances para as duas equipes. Os técnicos de Botafogo e Ferroviário realizam mudanças para tentar sair do Almeidão com os três pontos. A torcida paraibana tenta empurrar o time da casa em busca do 2º gol.

Aos 30 minutos, mais uma jogada de perigo para o Botafogo. Após uma jogada de Clayton, Juninho acerta o travessão do gol do Ferroviário. A bola ainda sobra para Hiago, mas o goleiro Nícolas faz a defesa. Os jogadores do Belo reclamam de pênalti ao árbitro, que manda seguir a partida.

Com a partida se encaminhando para o fim, as duas equipes parecem ter dado uma diminuída no ritmo. E a partida terminou do mesmo jeito que começou: empatada.

O próximo compromisso do time paraibano na competição será no próximo sábado (4), no estádio Castelão, contra o Sampaio Corrêa.

Portal Correio

Na estreia do Brasileirão, Ahtletico goleia o Vasco na Arena da Baixada


O Ahtletico Paranaense não encontrou a menor dificuldade para derrotar o Vasco por 4 a 1, em partida disputada na tarde deste domingo, na Arena da Baixada. O resultado colocou o Furacão na vice-liderança provisória do Campeonato Brasileiro com três pontos ganhos. 

O time de São Januário ocupa a penúltima colocação, sem pontos ganhos. Os gols da equipe de Curitiba foram marcados por Bruno Guimarães, Marco Ruben, Werley, contra, e Nikão. Bruno César descontou para o Gigante da Colina.

O resultado fez justiça ao desempenho do Furacão que manteve o controle da partida durante os 90 minutos e poderia ter alcançado uma vantagem ainda mais ampla se não fossem as oportunidades perdidas, e a boa atuação do jovem goleiro Alexander, que evitou uma derrota mais humilhante. 

O Vasco entrou com um sistema defensivo reforçado, mas em nenhum momento conseguiu impedir as ações do adversário.No segundo tempo, o técnico Marcos Valadares ainda tentou tornar o time mais ofensivo, mas não obteve sucesso.

Na próxima rodada, o Ahtlético Paranaense vai enfrentar o Fortaleza, no Castelão. O Vasco vai receber o Atlético-MG, em São Januário.

Gazeta Web

TRAGÉDIA: Delegado da Polícia Civil morre após ser baleado por PMs


Um delegado da Polícia Civil morreu após ser baleado por policiais militares, durante uma ação policial, na madrugada deste domingo (28), na cidade de Itabuna, no sul da Bahia.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), os PMs, que integram o 15° Batalhão de Polícia Militar (BPM), estariam apurando uma denúncia de roubo, na Avenida Mário Padre, quando ocorreu o caso.

O órgão não detalhou quantos policiais militares participavam da ação e nem como ocorreu o disparo contra a vítima.

Contudo, em nota, o Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc) informou que o delegado teria sido baleado no peito ao tentar entregar a arma dele para os PMs, durante a abordagem.

Segundo o Sindicato, a vítima estava com uma namorada, em um posto de combustíveis da cidade, quando ocorreu a ação.

Segundo a SSP, o delegado, identificado como José Carlos Mastique de Castro Filho, chegou a ser socorrido, mas não resistiu. O corpo dele foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Itabuna. Não há detalhes sobre o sepultamento.

O caso está sob investigação da 6ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Coorpin). Em nota, a SSP-BA informou que Corregedoria Geral da SSP acompanha o caso. O órgão não detalhou se os PMs envolvidos na ação foram afastados.

Ainda em nota, o Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (Sindpoc) repudiou a ação dos policiais militares e informou que também acompanha o caso. 

Com G1

Deputado Bosco Carneiro solicita ao Governo do Estado construção e estátua de Jackson do Pandeiro em frente ao Memorial do artista em Alagoa Grande


Foi aprovado na Assembleia Legislativa mais um requerimento de autoria do deputado Bosco Carneiro, o de nº 1.153/19. 

Desta vez, o parlamentar solicita do Governo da Paraíba a construção de uma estátua de Jackson do Pandeiro em frente ao memorial do “Rei do Ritmo”, que fica localizado no município de Alagoa Grande. 

Parece até redundante às vezes em que parabenizamos o parlamentar, mas diante de tantas proposituras pertinentes, jamais poderíamos deixar de elogiá-los, pois são de extremas valias, seja no âmbito social, cultural ou político. 

O deputado Bosco Carneiro tem demonstrado uma sintonia bastante próxima ao povo paraibano.



Por Gildo Araújo

Cantando Jackson do Pandeiro, Tallyson é o grande campeão do Talentos Kids 2019

Foi com muito talento que o sanfoneiro mirim e cantor Tallysson Ramos venceu o Talentos Kids realizado pelo Shopping Cidade Luz em Guarabira. 

A final aconteceu neste domingo (28), e  Tallysson sagrou-se o grande campeão do festival cantando a música “Sebastiana”, um dos grandes sucessos de Jackson do Pandeiro. 

Uma vitória mais que merecida e nada melhor do que homenagear os 100 anos de Jackson do Pandeiro com uma grande vitória de um filho de Alagoa Grande. 

Tallysson encantou a todos presente e em especial a torcida alagoagrandense que esteve presente dando o apoio necessário ao jovem talento, que também contou com o apoio da Secretaria de Cultura de Alagoa Grande, na pessoa do Secretário Marcelo Félix e do ativista Cultural, Bibiu do Jatobá. 

Veja o vídeo de sua apresentação:

CAGEPA: Comunicado de falta de água em Alagoa Grande

A CAGEPA comunica que o abastecimento de água será interrompido nesta segunda-feira (29) nos conjuntos Agnaldo Veloso Borges e Geraldo Marques Bezerra, a partir das 11:00h.

A suspensão no abastecimento será necessária para a realização de serviços de retirada de vazamento na rede de distribuição dos referidos conjuntos.

Assim que os serviços forem concluídos, o abastecimento será retomado normalmente.

A Coordenação.


Petrobras quer vender refinarias do Paraná e ficar apenas com unidades de SP e RJ

O conselho de administração da Petrobras aprovou nesta sexta-feira (26) novo plano de venda de ativos que inclui a oferta de 8 das 14 refinarias da empresa, operações que transfeririam ao setor privado 46% da capacidade nacional de refino. Entre essas oito refinarias estão a Presidente Getulio Vargas, em Araucária (região metropolitana de Curitiba) e a Unidade de Industrialização de Xisto, em São Mateus do Sul (região Sul do Paraná).

O plano prevê ainda a venda de nova fatia da BR Distribuidora.

A venda de capacidade de refino é uma das bandeiras do presidente da companhia, Roberto Castello Branco, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), sob o argumento de que a empresa precisa focar seus recursos no pré-sal.

Desde sua posse, o executivo também vem defendendo o fim do monopólio estatal no refino.

Em comunicado divulgado a investidores nesta sexta, a Petrobras informou que a venda dá "maior competitividade e transparência ao segmento de refino no Brasil".

A proposta aprovada pelo conselho mantém a estatal com ativos de refino apenas no Rio de Janeiro e em São Paulo, maior mercado consumidor do país. Todas as unidades localizadas em outros estados serão oferecidas ao mercado.

O processo, porém, deve enfrentar forte resistência de sindicatos, que já vêm se mobilizando contra a venda de refinarias desde que o primeiro pacote foi apresentado ao mercado em 2017, ainda no governo Michel Temer (MDB).

O modelo anterior previa venda de dois blocos de refino, um no Sul e outro no Nordeste, incluindo, cada um deles, duas refinarias, dutos e terminais. Foi criticado pelo risco de criar monopólios privados regionais e suspenso por Castello Branco.

No comunicado, a Petrobras disse que a proposta aprovada nesta sexta está em linha com o posicionamento da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis) e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), que em janeiro divulgou parecer de sua área técnica questionando o modelo anterior.

O pacote atual inclui as refinarias Alberto Pasqualini (RS), Presidente Getulio Vargas (PR), Gabriel Passos (MG), Landulpho Alves (BA), Abreu e Lima (PE), Isaac Sabá (AM), a fábrica de lubrificantes e derivados Lubnor (CE) e a Unidade de Industrialização de Xisto (PR).

Segundo o modelo proposto, a estatal manteria sob seu controle as refinarias de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e Presidente Bernardes, Henrique Lague, Capuava e Paulínia, as quatro localizadas em São Paulo.

No caso da BR Distribuidora, disse a Petrobras, há estudos para oferta de fatia adicional ao mercado -em 2017, a companhia vendeu 18,75% do capital da subsidiária por R$ 5 bilhões.

A estatal não informou qual seria o volume de ações ofertado, mas seus executivos já vêm falando em reduzir a participação para menos de 50%.

Morre locutor Henrique Jorge, da 98 FM Campina Grande

Henrique Jorge era natural de Fortaleza (CE) e estava na 98 FM Campina há mais de 30 anos, onde comandou todos os horários da programação

Henrique Jorge estava na 98 FM Campina há mais
de 30 anos (Foto: Reprodução/Instagram)

O locutor e apresentador da rádio Correio FM de Campina Grande, Henrique Jorge, morreu na manhã deste sábado (27) em um hospital particular da cidade. Ele estava internado para tratamento contra um câncer no intestino.

Henrique Jorge era natural de Fortaleza (CE) e estava na 98 FM Campina há mais de 30 anos, onde comandou todos os horários da programação em vários momentos e também era diretor de Esportes e comentarista esportivo. Atualmente, ele estava à frente do programa Hit Mania, das 14h às 17h.

Jorge estava afastado da emissora há cerca de 15 dias para fazer o tratamento, mas a causa da morte pode não ter sido o câncer. Segundo a diretora comercial da rádio, Noemi Leão, os médicos apuram se ele pode ter sofrido complicações após um suposto trombo porque sentia dores nas pernas e sofria de hipertensão. A situação é investigada.

Até as 10h40, a família ainda não havia divulgado horários de velório e sepultamento, mas segundo Noemi, o enterro deverá ser no cemitério Campo Santo da Paz, no bairro do Velame.

A coordenadora de Jornalismo da Rede Correio Sat, Ana Brandão, disse que a 98 FM está com programação especial para homenagear o profissional. “A rádio 98.1 em Campina Grande prestará as últimas homenagens durante a programação deste sábado (27). Estamos contando a trajetória dele na casa e na profissão”. 

Imprensa de luto

As entidades representativas Associação Campinense de Imprensa (ACI), Associação Paraíbana de Imprensa (API), e o Sindicato dos Radialistas do Estado da Paraíba divulgaram nota de pesar pela porte do profissional.

“Nosso querido Henrique ‘Jovem’, como nós assim o chamávamos, passava por um tratamento, após ter descoberto um tumor no intestino, e se preparava para uma cirurgia.

A crônica esportiva do rádio campinense e paraibano está de luto. O companheiro Henrique Jorge fez história como locutor apresentador de vários programas musicais, além de comentarista e diretor do departamento esportivo da Rádio Correio FM.

Mais que um colega, perdemos um grande exemplar profissional, respeitado por todos que tiveram a honra de acompanhar seu brilhante trabalho. Nós da ACI, da API e do STERT/PB, prestamos, assim, as condolências e solidariedade aos familiares e amigos do ilustre companheiro que também atuou no cerimonial da Prefeitura de Campina Grande, na antiga rádio Sociedade (Cariri AM), e rádio Campina Grande FM.

Aos familiares recebam nesta hora difícil, o abraço de afeto e respeito de todos os seus amigos e companheiros do rádio paraibano”.

O Secretário de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande, Marcos Alfredo, também emtiu pesar pela morte do colega.

“Nunca fui amigo íntimo de Henrique, mas ao longo de mais de duas décadas cultivamos uma relação de respeito, carinho e atenção mútuos, em meio a oportunidades profissionais que nos aproximaram.

Henrique era discreto, decente, ético e responsável, pessoal e profissionalmente. Tinha uma voz marcante e chegou me surpreender, há alguns anos, quando enveredou para as coberturas de jogos de futebol.

Meu último encontro com ele, lembro, foi há alguns dias, numa manhã de domingo, na Panificadora João Paulo II, no Catolé. Sorriso amplo no rosto, desejou-me um feliz domingo e uma semana de paz.

É o que desejo para meu amigo, agora na eternidade: paz, na volta ao lar”.

Portal Correio

Morre locutor Henrique Jorge, da 98 FM Campina Grande

Henrique Jorge era natural de Fortaleza (CE) e estava na 98 FM Campina há mais de 30 anos, onde comandou todos os horários da programação

Henrique Jorge estava na 98 FM Campina há mais
de 30 anos (Foto: Reprodução/Instagram)

O locutor e apresentador da rádio Correio FM de Campina Grande, Henrique Jorge, morreu na manhã deste sábado (27) em um hospital particular da cidade. Ele estava internado para tratamento contra um câncer no intestino.

Henrique Jorge era natural de Fortaleza (CE) e estava na 98 FM Campina há mais de 30 anos, onde comandou todos os horários da programação em vários momentos e também era diretor de Esportes e comentarista esportivo. Atualmente, ele estava à frente do programa Hit Mania, das 14h às 17h.

Jorge estava afastado da emissora há cerca de 15 dias para fazer o tratamento, mas a causa da morte pode não ter sido o câncer. Segundo a diretora comercial da rádio, Noemi Leão, os médicos apuram se ele pode ter sofrido complicações após um suposto trombo porque sentia dores nas pernas e sofria de hipertensão. A situação é investigada.

Até as 10h40, a família ainda não havia divulgado horários de velório e sepultamento, mas segundo Noemi, o enterro deverá ser no cemitério Campo Santo da Paz, no bairro do Velame.

A coordenadora de Jornalismo da Rede Correio Sat, Ana Brandão, disse que a 98 FM está com programação especial para homenagear o profissional. “A rádio 98.1 em Campina Grande prestará as últimas homenagens durante a programação deste sábado (27). Estamos contando a trajetória dele na casa e na profissão”. 

Imprensa de luto

As entidades representativas Associação Campinense de Imprensa (ACI), Associação Paraíbana de Imprensa (API), e o Sindicato dos Radialistas do Estado da Paraíba divulgaram nota de pesar pela porte do profissional.

“Nosso querido Henrique ‘Jovem’, como nós assim o chamávamos, passava por um tratamento, após ter descoberto um tumor no intestino, e se preparava para uma cirurgia.

A crônica esportiva do rádio campinense e paraibano está de luto. O companheiro Henrique Jorge fez história como locutor apresentador de vários programas musicais, além de comentarista e diretor do departamento esportivo da Rádio Correio FM.

Mais que um colega, perdemos um grande exemplar profissional, respeitado por todos que tiveram a honra de acompanhar seu brilhante trabalho. Nós da ACI, da API e do STERT/PB, prestamos, assim, as condolências e solidariedade aos familiares e amigos do ilustre companheiro que também atuou no cerimonial da Prefeitura de Campina Grande, na antiga rádio Sociedade (Cariri AM), e rádio Campina Grande FM.

Aos familiares recebam nesta hora difícil, o abraço de afeto e respeito de todos os seus amigos e companheiros do rádio paraibano”.

O Secretário de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande, Marcos Alfredo, também emtiu pesar pela morte do colega.

“Nunca fui amigo íntimo de Henrique, mas ao longo de mais de duas décadas cultivamos uma relação de respeito, carinho e atenção mútuos, em meio a oportunidades profissionais que nos aproximaram.

Henrique era discreto, decente, ético e responsável, pessoal e profissionalmente. Tinha uma voz marcante e chegou me surpreender, há alguns anos, quando enveredou para as coberturas de jogos de futebol.

Meu último encontro com ele, lembro, foi há alguns dias, numa manhã de domingo, na Panificadora João Paulo II, no Catolé. Sorriso amplo no rosto, desejou-me um feliz domingo e uma semana de paz.

É o que desejo para meu amigo, agora na eternidade: paz, na volta ao lar”.

Portal Correio

Motociclista morre após batida com animal em rodovia na PB

Moto conduzida pela vítima colidiu com um garrote em trecho da BR-110. Circunstâncias que causaram o fato não foram esclarecidas

Foto: Divulgação/PRF

Batida ocorreu em trecho da BR-110

Um jovem de 19 anos morreu após colidir uma motocicleta Honda CG 150 Titan com um garrote (filhote bovino) no km 184 da BR-110, trecho que corta a cidade de Monteiro, no Cariri da Paraíba, a 305 km de João Pessoa, na noite dessa sexta-feira (26).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o animal envolvido na ocorrência também morreu. O criador do garrote não foi identificado até a publicação desta matéria. As circunstâncias que causaram o fato não foram esclarecidas.

Em contato com a redação do Portal Correio, a assessoria de imprensa da PRF alertou que criar animal solto é contravenção penal. Caso este cause a morte de alguém, o dono será responsabilizado.

Portal Correio

Elizeo mangueiras hidráulicas e conexões em Laranjeiras do Sul







Elizeo Mangueiras hidráulicas e conexões é uma empresa especializada no ramo, dispõe de uma ampla e variada linha de mangueiras e conexões.e acessórios.

Endereço: Rua Diogo Pinto , 1176 em frente ao Hospital São Lucas

Telefones: 42-3635-2992 ou 42- 9915-5143

Guaraniaçu:Servidores Municipais são CONVIDADOS a debater Proposta para o Vale Alimentação e Implantação de Uniformes no Serviço Público

O Governo Municipal está convidando todos os Servidores Públicos Municipais da Ativa para participarem de uma importante reunião na próxima Terça-Feira, 30 de abril, a partir das 17h30min, nas dependências do Salão Paroquial.

Em pauta, a Administração Municipal estará debatendo com os colaboradores sobre a CONCESSÃO ou não, do AUXÍLIO “VALE” ALIMENTAÇÃO para este ano de 2019, o que se aprovado pelos presentes, seria o terceiro ano consecutivo do benefício e a implantação ou não do UNIFORME para todos os servidores e em todas as áreas.

O Prefeito Osmário Portela ressalta que é de fundamental importância a participação de todos, uma vez que os assuntos são de interesse de todos e a vontade da maioria absoluta, é o que deverá prevalecer

Documento obtido no Incra isenta Reserva do Iguaçu de devolver quase R$ 750 mil de convênio

O município de Reserva do Iguaçu não vai mais precisar devolver quase R$ 750 mil à Funasa (Fundação Nacional de Saúde) por conta da falta de documentações referentes a um convênio de um poço artesiano, na comunidade de São Sebastião.

O documento que faltava para a regularização do convênio era o CCIR (Certificado de Cadastro do Imóvel Rural) e foi obtido no Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) nesta quinta-feira (25).

“O município possui diversos convênios junto à Funasa, na área de saneamento básico. Por questões de ausência de prestação de contas da gestão antecedente, o município foi instado a devolver integralmente o valor dos recursos recebidos no convênio, mesmo as obras tendo sido realizadas e estando em plena utilização pela população, como poços artesianos nas comunidades do interior de Nossa Senhora de Fátima e São Sebastião, construção de banheiros em pequenas propriedades rurais e esgotamento sanitário na sede”, explicou o secretário municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico, Alessandro Machado.

Numa ação conjunta, que contou com o apoio do deputado Artagão Júnior, o CCIR foi emitido e vai evitar a devolução de R$ 733.412,08. “São recursos que o município não dispõe. Se tivesse que devolver, poderia gerar um colapso imensurável nas contas públicas”, ressaltou o prefeito.

Conforme o prefeito, desde 2017 Reserva do Iguaçu vem realizando todas as correções determinadas pela Funasa, a fim de evitar a devolução de mais de R$ 3,2 milhões.

Com o CCIR , o município agora consegue novo prazo para apresentação da nova matrícula da área e posterior averbação em cartório. Consequentemente, conseguirá atender às determinações da Funasa, e, principalmente, evitar a devolução dos recursos.

“A falta desta prestação de contas, inclusive, impediu o município de acessar novos recursos junto à Funasa, o que trouxe um grande prejuízo para toda a população”, explicou o prefeito.

Paraná:Secretaria da Fazenda estuda recompensa a quem denunciar contrabando e descaminho

A Secretaria Estadual da Fazenda estuda a criação de uma recompensa financeira para as pessoas que denunciarem quadrilhas e esquemas de contrabando e descaminho no Paraná. A alternativa, que daria força em um serviço de Disque-Denúncia, ganhou destaque nesta sexta-feira (26), em reuniões organizadas pelo secretário Renê de Oliveira Garcia Júnior para discutir a problemática.

A agenda do secretário da Fazenda começou cedo com uma reunião com representantes do Instituto de Ética Concorrencial (ETCO), da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar/Sindiabrabar), da indústria e produtores de fumo, vinhos e destilados. Na pauta, a criação de uma força-tarefa de combate ao contrabando de bebidas e cigarros falsificados, que provocam prejuízos à economia e riscos à saúde da população.

O secretário Renê Junior solicitou, aos técnicos da Receita Estadual, a realização de estudos ampliados da tributação dos produtos. A intenção é reduzir tarifas e alíquotas para ajudar no combate ao descaminho e contrabando e o apoio integral as medidas do Ministério da Justiça, que formou um grupo com esta finalidade em nível nacional.

"O secretário Renê Garcia, demonstrando importante visão estratégica, convidou o ETCO e a Abrabar, para avaliar iniciativas que podem ser desenvolvidas para a defesa do mercado legal", disse o presidente do ETCO, Edson Vismona. A iniciativa, segundo ele, está em "total alinhamento com o necessário combate à sonegação e ao contrabando, incentivando a geração de empregos e atração de investimentos", disse.

Luta antiga

O combate ao ao contrabando e comércio ilegal é uma pauta recorrente do ETCO. Vismona lembra que em meados de janeiro deste ano entregou ao ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública), junto com a Abrabar e a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Contrabando, um conjunto de 10 medidas para combater este tipo de ilícito no país. 

A intenção é reforçar o combate aos crimes de contrabando e descaminho em áreas mais vulneráveis, como as fronteiras. A iniciativa ganhou eco no Governo Federal e recentemente o ministro Moro anunciou a criação, em Foz do Iguaçu, de um projeto-piloto de inteligência das políticas de segurança de fronteira.

Homem mata esposa a tiros e golpes de facão em Quedas do Iguaçu

Uma mulher foi brutalmente assassinada na noite de sexta-feira (26), no Bairro Bom Pastor, em Quedas do Iguaçu. Zilda Alves, de 50 anos, foi baleada e ainda foi agredida a golpes de facão. O autor do crime, marido da vítima, foi preso em flagrante pela Polícia Militar. A motivação do assassinato seria passional.

O feminicídio foi registrado por volta das 21h. A neta de Zilda, uma adolescente de 14 anos, foi quem acionou a Polícia Militar após presenciar o crime. Segundo relatos da jovem, o homem teria agredido a mulher a golpes de facão, além de efetuar um disparo de arma de fogo.

A PM foi até o endereço e encontrou Zilda ferida. Socorristas do Samu foram mobilizados e prestaram atendimento à vítima, que morreu a caminho do hospital. O IML (Instituto Médico-Legal) de Cascavel foi acionado para recolher o corpo.

Após o crime, o suspeito fugiu em um Renault Scenic. A equipe policial realizou buscas e encontrou o homem às margens da PR 484. No carro, foi encontrado o facão utilizado no feminicídio, além de luvas cirúrgicas. Inicialmente, ele negou, mas acabou por confessar o assassinato, afirmando que matou a esposa porque ela teria um caso extraconjugal.

Além de agredir a vítima com o facão, o homem assumiu ter efetuado um disparo de revólver calibre 32 contra ela. A arma, no entanto, teria sido jogada por ele em um matagal às margens da rodovia e não foi localizada pela equipe policial.

A adolescente relatou à PM que o homem havia ameaçado Zilda durante todo o dia. Em consulta ao sistema, também foi constatado que a vítima já havia prestado queixa contra ele.

No momento da abordagem, uma mulher ligou para o celular do suspeito, o qual afirmou que ela sabia de seus planos de assassinar a esposa. A mulher foi localizada na cidade de Três Barras do Paraná e encaminhada, junto ao homem, à Delegacia de Polícia Civil de Quedas do Iguaçu. A polícia deve apurar se houve participação dela no crime. O facão e o veículo também foram apreendidos.

Via Rádio Educadora

Paraná:'Gato' de energia elétrica é descoberto em padaria ao lado da Copel

Um "gato" de energia elétrica foi descoberto na manhã desta sexta-feira (26) em uma padaria localizada ao lado da Copel, em Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, conforme a Polícia Civil.

De acordo com o delegado de Araucária, também na Região de Curitiba, Tiago Wladyka, a polícia foi acionada pela companhia de energia elétrica.

"Os servidores da Copel identificaram o 'gato' junto ao medidor da panificadora e, com pessoal habilitado, desinstalaram o aparelho que desviava a energia elétrica”, explica o delegado.

Segundo ele, o dono do estabelecimento não estava no local, mas responderá pelo furto da energia elétrica. Conforme a companhia, o prejuízo causado pela padaria foi de cerca de R$ 200 mil.

A polícia informou que a panificadora fechou as portas nesta sexta devido ao corte de energia. Um funcionário foi encaminhado para a delegacia para prestar esclarecimentos, segundo a polícia.

O advogado do proprietário disse à polícia que o responsável vai se apresentar na delegacia nos próximos dias.

Via G1

Após acordo com a força-tarefa da Lava Jato, pedágio fica mais barato em praças da Rodonorte, no Paraná; veja valores

As tarifas de pedágio mais baratas em praças da concessionária CCR Rodonorte no Paraná entram em vigor às 0h deste sábado (27). A redução nos preços foi definida por um acordo de leniência firmado entre a empresa e o Ministério Público Federal (MPF).

A Rodonorte administra 487 quilômetros de rodovias no estado. Com o acordo, os valores tiveram redução de 30%. Os preços devem valer por pelo menos um ano.

Confira, abaixo, os preços cobrados a partir deste sábado

Carros:

Ortigueira - BR-376 - R$ 8,10
Imbaú - BR-376 - R$ 8,10
Tibagi - BR-376 - R$ 8,10
Jaguariaíva - PR-151 - R$ 5,50
Carambeí - PR-151 - R$ 7,20
Witmarsum - BR-376 - R$ 8,70
São Luiz do Purunã - BR-277 - R$ 6,10

Caminhão:
São Luiz do Purunã - BR-277 - R$ 11,60
Witmarsum - BR-376 - R$ 13,80
Carambeí - PR-151 - R$ 12,40
Jaguariaíva - PR-151 - R$ 9,20
Tibagi - BR-376 - R$ 13,20
Imbaú - BR-376 - R$ 13,20
Ortigueira - BR-376- R$ 13,20

Ônibus com dois eixos:
São Luiz do Purunã - BR-277 - R$ 12,20
Witmarsum - BR-376 - R$ 17,40
Carambeí - PR-151 - R$ 14,40
Jaguariaíva - PR-151 - R$ 11
Tibagi - BR-376 - R$ 16,20
Imbaú - BR-376 - R$ 16,20
Ortigueira - BR-376- R$ 16,20

Moto:
São Luiz do Purunã - BR-277 - R$3,10
Witmarsum - BR-376 - R$ 4,30
Carambeí - PR-151 - R$ 3,60
Jaguariaíva - PR-151 - R$ 2,80
Tibagi - BR-376 - R$ 4,10
Imbaú - BR-376 - R$ 4,10
Ortigueira - BR-376- R$ 4,10

Acordo

O acordo de leniência foi fechado pela Rodonorte com a força-tarefa da Operação Lava Jato no começo do mês de março. A concessionária é investigada por participação em um esquema de pagamentos de propina em obras de duplicação e contornos em rodovias federais pedagiadas no estado.

Segundo o acordo, a empresa se comprometeu a pagar R$ 750 milhões até o fim da concessão das rodovias que detém no Paraná, que termina em 2021. Deste valor total, R$ 35 milhões são referentes a multa prevista na Lei de Improbidade Administrativa e R$ 350 milhões devem ser usados para a redução de 30% da tarifa.

Outros R$ 365 milhões, conforme o acordo, devem ser pagos para executar parte das obras nas rodovias concedidas à concessionária, segundo o plano de exploração original dos contratos.

A Rodonorte reconheceu pagamento de propinas para que fossem alterados contratos desde o ano 2000, e reconheceu que errou ao não adotar políticas adequadas de transparência e gestão.

Por nota, a empresa pediu desculpas aos paranaenses e disse que fará ajustes nos trabalhos de governança e transparência da empresa para impedir que falhas do passado não se repitam.

Operação Integração - Rodonorte
Especial pedágios no Paraná: Rodonorte deveria de fazer um contorno em Ponta Grossa

Segundo o apurado pela Operação Integração, o contrato original da Rodonorte no Paraná previa a realização de obras em 345 quilômetros de rodovias federais. A empresa ficou responsável pela construção de contornos e duplicações.

Por conta de aditivos assinados anos depois, quilômetros de obras foram retiradas do contrato e deixaram de ser obrigação da empresa, conforme o Ministério Público.

Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, segundo o MPF, uma obra que tinha como objetivo tirar o trânsito pesado das BRs 373 e 376 de dentro da cidade "desapareceu" das obrigações da Rodonorte.

Ainda conforme o apurado pela Operação Integração, outros aditivos parecidos com o caso da Rodonorte foram firmados com todas as concessionárias que fazem parte do Anel de Integração. As empresas, por sua vez, se comprometeram a reduzir pela metade as tarifas cobradas nas praças de pedágio.

Tenho obsessão para desmascarar Sergio Moro, diz Lula em entrevista na prisão

O ex-presidente Lula afirmou nesta sexta-feira (26), em entrevista exclusiva concedida à Folha de S.Paulo e ao jornal El País, ter obsessão para "desmascarar" o ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro, responsável por sua condenação no caso do tríplex de Guarujá (SP). 

"Eu tenho uma obsessão", afirmou. "Porque eu tenho certeza, o Moro tem certeza [da inocência dele]. Se as pessoas não confessarem agora, no dia da extrema unção vão confessar. Ele [Moro] tem certeza que eu sou inocente."

Lula também afirmou que, sob atual gestão Jair Bolsonaro (PSL), o Brasil está sendo governado por "um bando de maluco".

Após uma batalha judicial na qual a entrevista chegou a ser censurada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), decisão revista na semana passada pelo presidente da corte, Dias Toffoli, o petista recebeu os dois veículos, em uma sala preparada pela Polícia Federal na sede do órgão em Curitiba, onde está preso desde abril do ano passado.

Ele entrou na sala pouco depois das 10h para a entrevista que durou duas horas e dez minutos. Antes de ela começar, os jornalistas perguntaram como Lula estava. " Não tão bem quanto vocês, mas estou indo aqui", respondeu.

Veja trechos da primeira parte da entrevista, na qual Lula também disse que economizou R$ 1,2 trilhão de reservas sem prejudicar nenhum aposentado.

A gente queria começar falando sobre a prisão do senhor. O que passou por sua cabeça quando estava sendo preso?

Durante todo o processo, eu sempre tive certeza, [pelos] discursos da Lava Jato, de que [a operação] tinha um objetivo central, que era chegar em mim. Aliás uma jornalista importante, amiga nossa, escreveu um artigo em que dizia: o que eles querem é o Lula. E isso foi ficando patente em todos os depoimentos.

A imprensa retratava: prenderam fulano. Vai chegar no Lula. Prenderam fulano. Vai chegar no Lula. E muita gente que era presa, a primeira pergunta que faziam [para a pessoa] era: "Você é amigo do Lula? Você conhece o Lula?".

A imprensa retratava, as pessoas contavam, advogado conversava com advogado. E foi ficando patente que o objetivo era chegar em mim. Tinha companheiros no PT que não gostava quando eu dizia isso. "Eles vão chegar em mim e depois vão caminhar para criminalizar o PT."

Muita gente achava que eu deveria sair do Brasil, ir para uma embaixada, que eu deveria fugir. E eu tomei como decisão que o meu lugar é aqui [no Brasil]. 

Eu tenho tanta obsessão de desmascarar o [ex-juiz e ministro Sergio] Moro, de desmascarar o [procurador Deltan] Dallagnol e a sua turma, e desmascarar aqueles que me condenaram, que eu ficarei preso cem anos, mas eu não trocarei a minha dignidade pela minha liberdade.

Eu quero provar a farsa montada. Montada aqui dentro, montada no Departamento de Justiça dos EUA, com depoimento de procuradores, com filme gravado, e agora mais agravado com a criação da fundação Criança Esperança do Dallagnol, pegando R$ 2,5 bilhões da Petrobras para criar uma fundação para ele. 

Eu tenho uma obsessão. Você sabe que eu não tenho ódio, não guardo mágoa porque, na minha idade, quando a gente fica com ódio a gente morre antes.

Então como eu quero viver até os 120 anos, porque eu acho que sou um ser humano que nasceu para ir até 120 [anos], eu vou trabalhar muito para provar a minha inocência e a farsa que foi montada.

Por isso eu vim para cá com muita tranquilidade. Havia uma briga no sindicato aquele dia [da prisão, em abril de 2018], entre os que queriam que eu viesse e os que queriam que eu não viesse [para a prisão]. 

E eu tomei a decisão. Eu falei "olha, eu vou". Eu vou lá. Eu não vou esperar que eles venham até mim. Eu vou até eles porque eu quero ficar preso perto do Moro. O Moro saiu daqui [de Curitiba]. Mas eu quero ficar preso. Porque eu tenho que provar a minha inocência.

O senhor, concretamente, é um fato, pode ser que fique aqui para sempre. O senhor mesmo assim acha que tomou a decisão correta?

Tomaria outra vez.

O senhor já pensou que pode ficar aqui para sempre?

Não tem problema. Eu tenho certeza que eu durmo todo dia com a minha consciência tranquila. Eu tenho certeza que o Dallagnol não dorme, que o Moro não dorme. E aqueles juízes do TRF-4 (Tribunal Regional Federal), que nem leram a sentença? Fizeram um acordo lá [entre eles]. Era melhor que um só tivesse lido e falado "olha, todo mundo aqui vota igual".

Então, sinceramente, quem tem 73 anos de idade, quem construiu a vida que eu construí nesse país, quem estabeleceu as relações que eu estabeleci nesse país, quem fez o governo que eu fiz nesse país, quem recuperou a auto estima e o orgulho do povo brasileiro como eu e vocês fizemos no meu período de governo, não vou me entregar.

Então eles sabem que eles têm aqui um pernambucano teimoso. É o que eu digo sempre. Quem nasceu em Pernambuco e não morreu de fome até os 5 anos de idade, não se curva mais a nada.

Você pensa que eu não gostaria de estar em casa? Adoraria estar em casa com a minha mulher, com os meus filhos, os meus netos, os meus companheiros. Mas não faço nenhuma questão. Porque eu quero sair daqui com a cabeça erguida como eu entrei. Inocente. E eu só posso fazer isso se eu tiver coragem e lutar por isso.

Com a decisão da Justiça de que a OAS devolva o dinheiro do apartamento de dona Marisa, o senhor acredita em sua absolvição?

Por incrível que pareça, eu acredito. Eu ainda continuo com a cabeça de Lulinha paz e amor. Eu acredito na construção de um mundo melhor, de um mundo de Justiça.

Eu penso que haverá um dia em que as pessoas que irão me julgar estarão preocupadas com os autos do processo, com as provas, e não com a manchete do Jornal Nacional, com a capa das revistas, com fake news. 

As pessoas se comportarão como juízes supremos, de uma corte [o STF] [da qual] não podemos recorrer. E que já tomou decisões muito importantes.

Essa corte, por exemplo, votou [a liberação de pesquisas com] células-tronco contra uma boa parte da Igreja Católica. Já votou a questão [da demarcação da área indígena de] Raposa Serra do Sol contra os poderosos do arroz no estado de Roraima. Essa mesma corte votou a união civil [de homossexuais] contra todo o preconceito evangélico. Essa corte votou as cotas para que os negros pudessem entrar [nas universidades]. Ela já demonstrou que teve coragem e se comportou.

Ora, no meu caso a única coisa que eu quero é que votem com relação aos autos do processo. Eu não peço favor de ninguém, eu não quero favor de ninguém. Eu só quero que as pessoas, pelo amor de Deus, julguem em função das provas. 

Porque eu tenho certeza, o Moro tem certeza [de sua inocência]. Se as pessoas não confessarem agora, no dia da extrema unção vão confessar. Ele tem certeza que eu sou inocente. Esse Dallagnol tem certeza de que ele é mentiroso. E mentiu a meu respeito. Então eu tô aqui, meu caro, para procurar justiça, para provar inocência. Mas estou muito mais preocupado com o que está acontecendo com o povo brasileiro. Porque eu posso brigar e o povo nem sempre pode.

O senhor, durante esse um ano, passou por dois momentos de muita tristeza, que foi a morte do seu irmão e depois a morte do seu neto Artur. O que, para o senhor, depois de viver isso, fica da vida?

Esses dois momentos foram os mais graves. Eu poderia incluir a perda de um companheiro como o [ex-deputado] Sigmaringa Seixas, que era meu companheiro de dezenas e dezenas de anos. A morte do meu irmão Vavá... O Vavá era como se fosse um pai da família toda. E a morte do meu neto é uma coisa que efetivamente não, não... [chora].

Eu às vezes penso que seria tão mais fácil que eu tivesse morrido. Eu já vivi 73 anos, poderia morrer e deixar o meu neto viver. Mas não são apenas esses momentos que deixam a gente triste. 

Eu tento ser alegre e trabalhar muito a questão do ódio. Eu trabalho muito para vencer a questão do ódio. A questão da mágoa profunda.

Quando eu vejo essa gente que me condenou na televisão, sabendo que são mentirosos, sabendo que forjaram uma história... Aquela história do power point do Dallagnol, nem o bisneto dele vai acreditar naquilo. Nesse messianismo ignorante. 

Então eu tenho muitos momentos de tristeza aqui. Mas o que me mantém vivo, e é isso o que eles têm que saber, eu tenho compromisso com esse país.

Eu tenho compromisso com esse povo. E eu estou vendo a obsessão que está acontecendo agora. De destruir a soberania nacional. De destruir empregos. De juntar R$ 1 trilhão, para que? Às custas dos aposentados?

Se eles lessem alguma coisa, se eles conversassem, eles saberiam que esse cidadão aqui, analfabeto, com um curso de torneiro mecânico, juntou R$ 370 bilhões e dólares de reservas, que a R$ 4 o dólar dá mais de R$ 1,2 trilhão, sem causar nenhum prejuízo a nenhum brasileiro.

Então, se eles querem economizar R$ 1 trilhão tem uma fórmula secreta: coloque o povo no orçamento da União. Gere emprego. Gere crédito para as pessoas.

Ah, o povo tá devendo? Tire todo o penduricalho da dívida do povo e ele paga apenas o principal no banco e você vai perceber que as pessoas voltam a comprar. Um país que não gera emprego, não gera salário, não gera consumo, não gera renda, quer pegar do aposentado e do velhinho R$ 1 trilhão? O Guedes precisava criar vergonha.

Onde ele fez esse curso de economia dele? Se ele quiser me visitar aqui, eu discuto com ele esse problema dos pobres sem causar prejuízo aos pobres. Por que ele não mostra os privilegiados [de quem] eles falam que vão acabar com os privilégios? Coloca a lista no jornal de dez privilegiados. Coloca o nome CPF. Não.

É o coitado que vai ter que trabalhar até 65 anos, que vai ter que contribuir 40 anos [para se aposentar]. Ele não percebe que muita gente morre sem chegar a essa idade. Lamento profundamente o desastre que está acontecendo nesse país. E é por isso que eu me mantenho em pé.