No calçadão em Guarapuava cruzes , simbolizando as mortes e a violência sofrida pelas mulheres no Paraná.
O Paraná realizou, pela primeira vez, o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. A data, implantada no calendário do Estado através de Lei 19.873/2019, de autoria da deputada estadual Cristina Silvestri, na qual foi lembrada em 27 municípios , através de ações simultâneas contra o crime e, também, contra a violência de gênero.
As atividades foram realizadas nos municípios paranaenses e foram organizadas pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), presidida por Cristina, com o apoio de prefeituras, câmaras, entidades organizadas e empresas. Segundo a parlamentar, esta foi a primeira grande ação organizada pela Procuradoria da Mulher, recém-instalada na Casa Legislativa do Estado.
“Esta foi a primeira vez que realizamos uma programação específica para essa data após a sanção da lei pelo governador Ratinho Júnior. Por isso, houve uma mobilização estadual muito grande para que este momento não ficasse em branco e, também, para que a data passasse a integrar o calendário oficial dos municípios”.
As atividades nos 27 municípios envolveram a divulgação de serviços de auxílio para mulheres vítimas de violência; panfletagem com materiais de conscientização; palestras; rodas de debate, entre outras ações.
FEMINICÍDIO
No Paraná, indicadores constatam um aumento no número de feminicídios nos últimos anos. De acordo com balanço da Secretaria de Segurança Pública e da Administração Penitenciária do Estado (SESP-PR) em 2017, por exemplo, foram registrados 41 feminicídios. Já em 2018, ocorreram 61 casos.
Um outro levantamento mostra que foram instaurados pelo Ministério Público estadual (MP-PR), de 2015 até o dia 15 de março deste ano, 693 inquéritos policiais referentes a feminicídios e oferecidas 592 denúncias criminais ligadas a esse tipo de crime. Os dados são do Sistema PRO-MP, do MP-PR, levantados pelo Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero (Nupige). Só em Curitiba, no mesmo período, foram 73 inquéritos abertos e 56 denúncias apresentadas.