De 20 de julho a 25 de agosto, o Museu de Pedreira expõe diversas fotografias feitas pelo fundador do Observatório Astronômico de Pedreira, Paulo Cícero de Carvalho.
As imagens da Lua foram feitas no período entre os anos 2000 a 2007 e retratam a Lua, suas crateras e eclipses.
Destaque na mostra também é uma caneca de chopp, fabricada pela Cerâmica Corcovado e esculpida pelo ceramista José Broglio Sobrinho com as efígies dos três astronautas – Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin que chegaram à Lua em 20 de julho de 1969, sendo Armstrong o primeiro homem a pisar na Lua e teria dito “Este é um pequeno passo para o homem e um salto gigantesco para a humanidade”.
Muitas das imagens vistas e fotografadas por Carvalho pelo telescópio Schmidt Cassegrain eram enviadas para a Nasa, equipamento esse que foi comprado através da venda de sua casa e instalado numa cúpula no bairro de Entre Montes, telescópio esse, único naquela época existente no estado de São Paulo e um dos melhores do Brasil.
Carvalho sempre teve o propósito de que seu empreendimento fosse usado para divulgação e ensino e sentia uma pessoa feliz, pois como ele dizia “moro há 30 metros da minha cúpula, observo, filmo e fotografo o que desejo aqui no Observatório Astronômico de Pedreira, nome dado por mim em homenagem à cidade, desde a fundação em 13 de maio de 2000”.
Em 30 de agosto de 2004 o Observatório de Pedreira recebeu a visita do Louro José, do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, da rede Globo. Naquela ocasião, a equipe que esteve acompanhada pelo Gestor de Exposições, Adílson Spagiari teve a oportunidade de observar o nascer da lua no horizonte, estrelas duplas, berçários de estrelas, e finalmente, a Lua, com detalhes das crateras.
Quando foi ao ar a reportagem, o personagem Louro José finalizou afirmando que “com tantas coisas lindas no mundo, o homem só pensa em guerra e destruição”.
O Museu de Pedreira está localizado na Praça Cel. João Pedro, 102.
